CIDADE DA COPA - Rio: aeroporto internacional sofre apagão Apagão deixa Aeroporto Tom Jobim sem luz

Rio: aeroporto internacional sofre apagão (Marcelo Carnaval / Agência O Globo)

Rio: aeroporto internacional sofre apagão

Apagão deixa Aeroporto Tom Jobim sem luz

  • Em pouco mais de um ano, já é a sexta vez que o Galeão fica sem energia
  • Passageiros ficaram presos em elevador no terminal 2
Danielle Nogueira (Email)
Atualizado:
Apagão. Galeão fica sem luz pela sexta vez em menos de um ano Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo
Apagão. Galeão fica sem luz pela sexta vez em menos de um ano Marcelo Carnaval / Agência O Globo
RIO - Os passageiros que aproveitaram o feriadão para viajar foram surpreendidos nesta sexta-feira com mais um apagão no Aeroporto do Galeão. Por cerca de 15 minutos, os terminais 1 e 2 ficaram sem luz, incluindo a área de estacionamento. Segundo a Infraero, ainda não é possível identificar a causa. A estatal afirma que não houve atraso ou cancelamento de voos por causa do problema. A pista e o pátio não ficaram às escuras porque o gerador responsável pela alimentação de energia nessas áreas foi acionado.
Apesar de a Infraero ter afirmado que o apagão durou cerca de 15 minutos, passageiros reclamaram de um transtorno maior. O artista plástico Philippe Gebara, que chegava de Barcelona com o filho de 9 anos, disse que ficou por cerca de uma hora no escuro:
— Da hora em que eu cheguei até o momento de conseguir sair com as minhas malas foi mais ou menos uma hora. Já estava cansado da viagem. Ao menos liberaram o meu filho para que ele me esperasse com a mãe e os irmãos do lado de fora. Depois que a luz voltou, tentei passar no free shop, mas nem isso deu porque o sistema do cartão ficou fora do ar e eles só estavam aceitando pagamento em dinheiro. Imagina na Copa!
A jornalista Mariana Musa também passou por maus bocados até conseguir embarcar num voo da TAM pouco antes da meia-noite. Ela contou que como as escadas rolantes do Terminal 2 não estavam funcionando e porque carregava duas malas resolveu pegar um elevador quando ocorreu o pico de luz:
— Ao todo foram seis pessoas presas entre um andar e outro. Foram alguns minutos ali sozinhos sem que ninguém viesse nos ajudar. Só saímos quando o elevador funcionou depois que a energia voltou.
O apagão teve início por volta das 21h45m. Às 22h, a energia começou a ser restabelecida. Segundo a Infraero, por volta de 22h25m, a situação no terminal 2 estava regularizada. Também segundo a Infraero, os sistemas de check-in já haviam sido normalizados até 23h desta sexta-feira, com exceção dos balcões da empresa Gol, que ainda apresentavam alguns problemas. A estatal admitiu que houve filas, mas não muito longas porque o período de pico já havia passado.
A Light, através de sua assessoria de imprensa, informou que o problema foi interno do Galeão.
Em pouco mais de um ano, este já é o sexto apagão que atinge o aeroporto, que foi privatizado em novembro de 2013. A concessionária Aeroporto Rio de Janeiro, encabeçada pela Odebretch e pela Changi (de Cingapura), assinou o contrato de concessão em 2 de abril. Pelo contrato, a Infraero está à frente da administração do aeroporto até agosto. A partir de então, a concessionária assume o terminal.
COPIADO  http://oglobo.globo.com/rio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...