Protestos no México fizeram Petrobras segurar preço da gasolina e só subir diesel Share this on WhatsApp Contra as expectativas, a Petrobras anunciou ontem um aumento de 6,1% no diesel, mas manteve inalterado o preço da gasolina. A razão não é econômica, é política. Vendo arderem as barbas do...

gasolinazo

Protestos no México fizeram Petrobras segurar preço da gasolina e só subir diesel

Share this on WhatsApp Contra as expectativas, a Petrobras anunciou ontem um aumento de 6,1% no diesel, mas manteve inalterado o preço da gasolina. A razão não é econômica, é política. Vendo arderem as barbas do...
gasolinazo
Contra as expectativas, a Petrobras anunciou ontem um aumento de 6,1% no diesel, mas manteve inalterado o preço da gasolina.
A razão não é econômica, é política.
gasolinazo2Vendo arderem as barbas do vizinho, o governo pôs as suas de molho por conta dos acontecimentos do México, onde ontem estourou o que está sendo chamado de “gasolinazo”, protestos e até saque de lojas deflagrado por conta do aumento de 14% na gasolina anunciado pelo governo Peña Nieto.
Tecnicamente, para seguir na gasolina o mesmo padrão do diesel – há bem poucas razões para ser diferente – a gasolina deveria ter um reajuste em torno de 5%.
Mas a empresa, sob orientação da Fazenda, não quis “estragar” o único troféu econômico da “equipe dos sonhos” liderada por Henrique Meirelles e optou por reajuste apenas no diesel, cujo impacto nos preços se “estica” mais no tempo, porque vai se refletir na cadeira de produção e de comércio que usa o diesel em sua cadeia de negócios.
gaspriceA política de “mercado” não existe em estado puro e não foi ela quem determinou a redução – que nunca chegou ao consumidor – dos preços em outubro, quando o petróleo já estava num processo de baixa que todos sabiam não ir longe e que virou para uma alta de alta internacional que, de lá pra cá, reverteu a tendência e acumula uma alta de 10% de lá para cá (ou de 20%, considerado o preço mais baixo atingido, em novembro).
A explicação oficial de que o diesel precisa subir por conta do “inverno no Hemisfério Norte” é de morrer de rir, porque, afinal, todo mundo sabe que o inverno no Hemisfério Norte, desde o tempo dos dinossauros, começa em dezembro.
O que está ajudando a “segurar” os preços do combustível é outro artificialismo: a cotação do dólar, que está evidentemente depreciado e que, como você vê no gráfico da GlobalPetrolPrices.com, está permitindo uma “alta” dos preços na moeda americana.
Como todo mundo no setor sabe que os preços irão subir, os postos vão cobrar “por conta” e, na prática, o preço da gasolina que não baixou com os rebaixamentos feitos há dois meses, vai subir por conta do aumento que a Petrobras não fez.
E o México? Hasta la vista, baby….

copiado  http://www.tijolaco.com.br/blog/p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...