Eu perdi um amigo por causa de política Era pra ser só um meme, só zueira de grupos de WhatsApp e postagens no facebook, twitter e instagram. Era pra ser motivo de piada numa mesa de bar na semana seguinte. Era pra ser um dia muito louco que a gente resolveu bater boca por bobeira.

Go to the profile of Gabriel Martins

Eu perdi um amigo por causa de política

Era pra ser só um meme, só zueira de grupos de WhatsApp e postagens no facebook, twitter e instagram. Era pra ser motivo de piada numa mesa de bar na semana seguinte. Era pra ser um dia muito louco que a gente resolveu bater boca por bobeira.
Mas não foi.
Alguns que presenciaram tudo que era pra ser e não foi questionavam se era realmente necessário ignorar tantas afinidades pelo desencontro. Outros demonstraram confiança que tudo se resolveria logo. A terapeuta, em uma sessão corrida, confusa e cheia de problemas que não eram do tamanho que deviam ser, me disse que eu já sabia o que fazer para resolver.
Mas eu não quis.Pelo menos, não sozinho.
Minha expectativa nunca foi de unicidade de ideologias, propósitos e abordagens de situações iguais, similares ou remotas. O ambiente construído entre amigos só serve pra mim se ele for seguro pra que a gente seja quem a gente é, fale o que a gente quiser, ouça o que a gente precisa (e não quer), responda da forma que sente e espere o mesmo que ofereça: um lugar de confiança para tudo isso.
Mas não foi isso que eu percebi quando a merda bateu no ventilador.
Quando notei que apesar de tudo o incômodo ainda estava lá, eu decidi compartilhar minhas preocupações com mais amigos. De resposta, um sonoro “você se livrou” chegou com a promessa salvadora de que tudo estava resolvido. “As pessoas não mudam, elas apenas se revelam”, eu ouviria certo amigo dizer, com uma confiança de que a tristeza de que aquela amizade tinha chegado num ponto sem retorno iria instantaneamente evaporar.
Mas por que será que ela ainda precisa virar uma crônica?
O lance de respeitar e ser respeitado é uma premissa tão óbvia que, numa frequência assustadora, a gente esquece de checar se estamos aderentes com as pessoas mais próximas, mais conhecidas e mais queridas. Aqui, talvez caiba inserir um dito popular que como todos os outros são ditos mas não feitos: o óbvio precisa ser dito. E quem sabe com o acréscimo livre de que ele tenha ser igualmente praticado, reforçado e endossado.
Mas é mais fácil escrever do que por em prática.
Quem sabe, no futuro, uma ponte seja restaurada espontaneamente para que o respeito seja de fato um limite que permita que a gente se veja como amigos. Quem sabe, no futuro, o ambiente seguro que eu espero, em uma amizade, me permita ser gay como sou, negro como sou, da periferia como sou e todas as coisas que eu sou diferente do outro sem me preocupar que em nome de outrem as barreiras não sejam forçadas até o fim. Quem sabe, nesse mesmo futuro, eu consiga abrir mão com a facilidade que as frases que ouvi de consolo e apoio esperam que eu faça. E talvez, quem sabe, eu não tenha perdido um amigo por causa de política, e sim eu tenha perdido um amigo por causa da ausência da amizade.
Mas eu não conseguirei saber.
Até lá, se eu sei de alguma verdade, a que eu sei é que devo sempre apreciar os amigos que a vida nos dá: os leais, os carinhosos, os verdadeiros, os irritados e, acima de tudo, todos aqueles que deixam o sorriso na minha cara fácil, caloroso e com garantias que só a amizade oferece.


 copiado  https://medium.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...