Eu Educador
A postura que se espera de todo bom educador é a de dar importância à individualidade e ao que foi vivenciado pelo educando. O professor deve se utilizar do meio no qual o aluno está inserido para que este possa apreender mais facilmente os ensinamentos dados.
Problemas que afetam aos alunos devem ser combatidos pelo professor por meio de atividades que visem a mostrá-los que cada um tem seu potencial. Na existência de barreiras, cabe ao professor buscar soluções viáveis aos conflitos, fazendo com que o aluno supere-os e, assim, os objetivos do projeto pedagógico sejam alcançados.
Função:
A função do educador é trabalhar o social buscando ferramentas viáveis para que os alunos tenham interesse e se sintam bem dentro da sala de aula. Cabe ao professor procurar desenvolver atividades prazerosas e lúdicas para que eles sintam prazer no aprender. Deve-se mostrar ao educando sua capacidade, seu potencial, seus direitos e deveres, formando-os cidadãos críticos, encaminhando-os para exercício da plena cidadania. A função do educador é ouvir o aluno sem bloquear seus anseios e seus ideais, com propósito de fomentar seu crescimento cultural.
O professor deve acreditar em cujo grupo trabalhe, propondo metas e buscando atingir os objetivos, pois somente assim os seus ensinamentos terão sentindo. Se o grupo não confia no professor, perde o interesse de aprender e, com isso, não se mantem ativo em de sala de aula.
Para que o professor alcance o desenvolvimento do grupo e atinja suas metas, é preciso que tenha a convicção de que cada aluno possui seu conhecimento prévio. Deve-se trabalhar com o cotidiano de cada aluno. Agindo desta forma, o professor aprende ensinando e haverá um maior aproveitamento da proposta pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário