Pensando exclusivamente desenvolvimento cultural do alunado.

Inserir o aluno na biblioteca com trabalho voltado para o gosto pela leitura.
Desenvolver suas capacidades para fazer suas atividades.
Informar uso de direitos e deveres dentro da escola e suas dependências.
Inseri a biblioteca como uma ferramenta no auxílio ao educando para seus problemas.
Trabalhar a afetividade e o incentivo de permanência mesmo quando ociosos com jogos.
Desenvolver no aluno sua capacidade de resolver suas questões, uma intervenção que estimule ao desempenho sozinho em suas atividades.
Informar de suas competências e capacidades intelectuais, conscientizando-os do fazer do aprender e do criar.

Hipótese (suposição)

Todos os indivíduos que estão fora da faixa etária escolar e que procuram se matricular em uma escola, seja ela de ensino fundamental ou de ensino médio, mas não têm condições de percorrerem sozinhos o caminho do aprendizado, precisam de um facilitador para auxiliar no seu desenvolvimento cultural. O professor da biblioteca se prontifica, juntamente com o pessoal de apoio pedagógico e com os gestores. É nesta perspectiva que entra o trabalho da biblioteca de observação feito pelo grupo de estudo da escola, exprimindo os vários tipos de relações existentes entre a comunidade escolar e o educando com o objetivo de contribuir com o currículo escolar, detectando as dificuldades, bem como aprontando soluções.

O desafio é da necessidade na formação do educando, integrando o aluno e os educadores à Biblioteca. E em conjunto com planejamentos, técnicas de trabalhos, relacionadas aos conteúdos curriculares e extras curriculares, pela atitude avaliativa, usando metodologia à realidade vivenciada, métodos que sejam pertinentes ao contexto escolar
Trabalho com resultados em médio prazo.

Biblioteca, "Processo de Construção do Letramento"

“Ler é viajar pelo passado presente e futuro; é percorrer todos os recantos da terra sem sair do lugar” Fanny Abramovich
Ao ministrar uma disciplina seja especificamente de língua portuguesa ou outra qualquer, o professor é o facilitador da compreensão ativa dos textos, isso acontece fora e dentro da realidade vivenciada do educando.
Sabendo dos esforços dos professores, no intuito de contribuição no desenvolvimento escolar, a Biblioteca Comunitária entra como auxiliadora das matérias do currículo escolar. Sendo uma ferramenta facilitadora para caminhar o aluno em maior aproveitamento da leitura e da pesquisa e assim, a biblioteca deixa de ser simples encarregados da conservação dos livros de arquivos de registros, empréstimos, etc.
Ficando (ao) responsável da biblioteca o desafio de elaborar anualmente, Plano de Trabalho que seja concernente ao currículo escolar com proposta dos conteúdos, juntamente com os professores que estão em sala de aula.
 Contudo que esses trabalhos sejam elaborados com metas pertinentes no sentido que o aluno tenha interesse a freqüentar mais a biblioteca e levando livros para casa.
Justificativa (por quê?)

Apesar das transformações dos avanços, dos esforços de muitos professores, o atual quadro que se tem no Brasil, em evolução na transformação de leitores, continua de pouca eficácia. Mesmo com a chegada de novas tecnologias, computadores, vídeo e a internet não se conseguem um avanço no desempenho da leitura, o conhecer destas ferramentas acaba tornando desmotivador a freqüentar a biblioteca e ao exercício da leitura.
Na necessidade de competir com essas novas tecnologias, devemos formar grupos com pretensão de fazer trabalhos que desenvolva o alunado a uma cultura de leitura.
Linha de trabalho conforme a proposta do projeto.

Criar condições para o aluno ter interesses de levar livros para casa.
Fortalecer permanecia do aluno na biblioteca.
Biblioteca inserida no compromisso com a aprendizagem do alunado e toda comunidade.
Criar condições favoráveis para o aluno permanecer e sentir bem dentro da biblioteca.
Fortalecer a permanecia do professor e aluno nas atividades de sala de aula.
Compartilhar nas pesquisas juntos Professor e Aluno.
Criar condições para as pesquisas para aluno e comunidade.
DULCE - RN

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...