Biblioteca, "Processo de Construção do Letramento"

“Ler é viajar pelo passado presente e futuro; é percorrer todos os recantos da terra sem sair do lugar” Fanny Abramovich
Ao ministrar uma disciplina seja especificamente de língua portuguesa ou outra qualquer, o professor é o facilitador da compreensão ativa dos textos, isso acontece fora e dentro da realidade vivenciada do educando.
Sabendo dos esforços dos professores, no intuito de contribuição no desenvolvimento escolar, a Biblioteca Comunitária entra como auxiliadora das matérias do currículo escolar. Sendo uma ferramenta facilitadora para caminhar o aluno em maior aproveitamento da leitura e da pesquisa e assim, a biblioteca deixa de ser simples encarregados da conservação dos livros de arquivos de registros, empréstimos, etc.
Ficando (ao) responsável da biblioteca o desafio de elaborar anualmente, Plano de Trabalho que seja concernente ao currículo escolar com proposta dos conteúdos, juntamente com os professores que estão em sala de aula.
 Contudo que esses trabalhos sejam elaborados com metas pertinentes no sentido que o aluno tenha interesse a freqüentar mais a biblioteca e levando livros para casa.
Justificativa (por quê?)

Apesar das transformações dos avanços, dos esforços de muitos professores, o atual quadro que se tem no Brasil, em evolução na transformação de leitores, continua de pouca eficácia. Mesmo com a chegada de novas tecnologias, computadores, vídeo e a internet não se conseguem um avanço no desempenho da leitura, o conhecer destas ferramentas acaba tornando desmotivador a freqüentar a biblioteca e ao exercício da leitura.
Na necessidade de competir com essas novas tecnologias, devemos formar grupos com pretensão de fazer trabalhos que desenvolva o alunado a uma cultura de leitura.
Linha de trabalho conforme a proposta do projeto.

Criar condições para o aluno ter interesses de levar livros para casa.
Fortalecer permanecia do aluno na biblioteca.
Biblioteca inserida no compromisso com a aprendizagem do alunado e toda comunidade.
Criar condições favoráveis para o aluno permanecer e sentir bem dentro da biblioteca.
Fortalecer a permanecia do professor e aluno nas atividades de sala de aula.
Compartilhar nas pesquisas juntos Professor e Aluno.
Criar condições para as pesquisas para aluno e comunidade.
DULCE - RN

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