As 40 horas de Angicos, o método de Paulo Freire e suas fases de aplicação!
As 40 horas de Angicos:
Angicos era uma cidade pequena no sertão do Rio Grande do Norte, onde pela primeira vez Paulo Freire usou seu famoso método de alfabetização de adultos. Se realizou assim; Antes da hora: aconteceu o levantamento do universo vocabular que foram 400 palavras, dsepois houveram a chegada de professores voluntários e tudo isso foi financiado pela Aliança para o Progresso, que era para que a América Latina progredisse, e SERCEN, que implanta, administra, organiza a reforma educacional no RN. Vale ressaltar que 75% da população era analfabeta e a taxa de mortalidade era altíssima.
Já nas 40 horas, que teve seu inicio em 18/01/1963, primeiro houve uma apresentação do programa. Na primeira hora trabalhou-se o conceito antropológico de cultura, onde houve a diferenciação de objeto de natrureza e objeto de cultura que é o homem. A investigação do professor é mais pra saber se eles entenderam.
Depois das 40 horas houve a alfabetização de 300 trabalhadores rurais. E Paulo Freire foi convidado a implantar um programa nacional de alfabetização de adultos.
As etapas do método. Primeiro ocorre uma investigação temática, que é procura mesmo dos temas significativos dos educandos, do universo deles e da comunidade em que eles viviam. Depois a tematização, que é o explorar da palavra. E a problematização que vai um pouco mais além onde o professor desafia o aluno a ter uma postura mais conscientizada.
O método. Tudo parte da realidade do educando. Que tem as palavras geradoras que é o levantamento do universo vocabular dos alunos, depois a silabação e as palavras nova onde se forma mais palavras com as sílabas das palavras já conhecidas e assim a conscientização que é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras.
As fases de aplicação. São cindo fases: A primeira é o levantamento do universo vocabular. A segunda é silabação das palavras selecionadas, seguia uma seqüência da mais simples para a mais complicada. A terceira era a criação de situações inseridas na realidade local, onde são discutidas com o intuito de abrir perspectivas para a análise crítica consciente de problemas locais e até mesmo nacionais. A quarta fase era a criação de fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas, são tipo uns roteiros para os debates mas nada muito rígido. A quinta fase era a coscientização a partir de novas palavras.
Paulo Freire teve uma grande influencia no campo educacional lutou pela a escola pública nos anos 80 em São paulo, participa do programa de formação de professores, programa de alfabetização de jovens e adultos, participou do MOVA em São Paulo e outras diversas atitudes.
CONTEÚDO COPIADO DO
http://blogs.multimeios.ufc.br/
SITE:http://blogs.multimeios.ufc.br/paulofreire/2010/06/21/as-40-horas-de-angicos-o-metodo-de-paulo-freire-e-suas-fases-de-aplicacao/
This entry was posted on 21 21UTC junho 21UTC 2010, 22:30 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou citar de seu próprio site.
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