Para uma escola democrática. "ESTUDANTE X CIDADÃO"

Cordel


ESTUDANTE X CIDADÃO
Neste pequeno cordel.
Vou te contar
Não vou nunca esquecer.
Desse meu tempo escolar.
Dos dias de hoje até os mais distantes.
Onde tudo se completa com a orientação da cidadania.
Meu mestre ensinando.
Com seu livro explicando.
O que é cidadania.
Para que exerça os meus direitos.
Tenho que saber toda hora todo dia.
As leis sempre modificando para melhorias.
Sabendo dos meus direitos.
Ensinando ao meu povo do meu País.
O que é cidadania.
A lei magna, que é a Constituição Federal.
Onde vejo meus deveres e direitos de cidadão.
Juntando com a declaração Universal dos direitos humanos.
Assim estudando meus direitos.
Direitos de igualdade.
Direitos de moradia.
Direito a educação.
Além de outros direitos.
Como cidadão tem que exigi.
A quem eu escolher para me representar.
No meu voto direto.
O direito de votar em que eu escolher a quem vai me representar.
A todos que escolher.
Seu representante deve votar.
A quem eleger.
Se não cumprir com o que prometeu.
O direito para exonerar.
Nos estudos quero avançar.
Nos estudos devo sonhar.
Para a vida melhorar.
Assim, praticar a democracia.
Efetivamente alavancando a minha comunidade a participar.
Meus direitos e deveres da cidadania.
No ponto de vista ecológico.
Consciência de todo cidadão.
Limpar, arborizar, economizar o que tem no nosso planeta.
Para nunca nada faltar.
Para iniciar, minhas professoras vão ensinar.
Que cidadania se inicia na escola.
Com participação efetiva da comunidade.
Com idéia na ética nos conceitos e nos conteúdos aprendidos.
Que a convivência entre indivíduos.
O indivíduo e o grupo.
Os grupos entre se e os grupos no coletivo.
Na busca das potencialidades e limitações.
E quando os conflitos aparecerem.
Resolver na coletividade.
Minha comunidade, porém solidificam na construção da cidadania.
Exercício no dia a dia.
Para a construção da democracia.
Construir que sou importante,
Como individuo, sujeito participante de um coletivo.
Na construção de minha identidade.
Na minha convivência com os outros.
Dessa maneira vou resgatar.
A necessidade de aprender.
O lado mais humanizado de aprender a fazer.
Aprender a conhecer.
Aprender a conviver.
Aprender a ser que exercitarei diariamente.
Para iniciar vou praticar.
Escolhendo consciente o meu gestor.
Conforme seu projeto de gestão.
Vai ter que apresentar a toda comunidade.
Com cartazes, murais, textos informativos e faixa que chame a nossa atenção.
Que forma vai trabalhar.
Mensagem bem clara para minha comunidade escolar.
Ainda vamos analisar propostas dos candidatos
Para que depois possamos votar.
Ao gestor que melhor souber trabalhar.
Soube de uma declaração mundial para todos.
Aconteceu em Juntem, na Tailândia.
No ano 1990.
Realizou-se uma conferência mundial.
A Declaração Mundial de Educação para todos.
Com plano de ação para as necessidades básicas da aprendizagem.
Para todos como cidadãos.
Mais uma vez vou dizer.
Para você não esquecer não custa nada eu repetir.
Saber das suas necessidades básicas como exercício de cidadão.
Aprender a conhecer (pesquisar, selecionar e criticar).
Aprender a fazer (resolver problemas).
Aprender a conviver (compreensão e a participação do outro).
Aprender a ser (desenvolver a identidade e a cidadania, expressando opiniões).
Nunca você deve esquecer.
De exercer sua cidadania.
E não deixar de estudar.
Para a vida melhorar.
Dulce Ferreira de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...