Loius Braille

Louis Braille
Louis Braille criou o sistema de leitura para cegos que recebeu o seu nome: braile. Ele é frances nascido na cidade de Coupvray em 4 de Janeiro de 1809. Aos três anos, feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda brincando na oficina do pai, Simon-René Braille, que era um fabricante de arreios e selas. A infecção se alastrou ao olho direito, provocando a cegueira total.
            Mesmo com a deficiência, os pais de Louis e o padre da paróquia, Jacques Pallury, matricularam-no na escola local. Ele demostrou grande facilidade em aprender apenas pelos sons e foi até selecionado, alguns anos, comolíder da turma. Com 10 anos de idade, Louis Braille ganhou uma bolsa do Institut Royal des Jeunes Aveugles de Paris (Instituto Real de Jovens Cegos de Paris).
O fundador do instituto foi Valentin Haüy, além de ser um dos primeiros a criar um programa de educação cegos. As primeiras experiências de Haüy envolviam a gravação com letras costuradas e grandes em alto-relevo num papel grosso. Essa experiência foi a base para desenvolvimentos posteriores. Louis as aprendeu. Porém se apercebia que aquele método, além de lento, não era prático, permitindo apenas a leitura e não a escruta.
            Em 1821, quando Louis Braille tinha somente 12 anos, Charles Barbier visitou o instituto onde apresentou um sistema de comunicação chamado de escrita nocturna, também conhecido por Serre e que mais tarde veio a ser chamado de sonografia. Utilizava pontos de relevo em rectângulo similares a um estilo de leitura de campo de batalha. Braille aprendeu o novo método e buscou simplificá-lo.
            Em 1824, com apenas 15 anos, Louis Braille, desenvolveu um método eficiente e elegante: seu sistema de células com seis pontos (enquanto o de Barbier era baseado em 12 pontos). Pouco depois, ele mesmo começou a ensinar no instituto. Em 1829, publicou o seu método exclusivo de comunicação que hoje tem o seu nome, tornando-o mundialmente famoso. A exceção de algumas pequenas melhorias, o sistema permanece basicamente o mesmo até hoje.
            Apesar de tudo, levou tempo até essa inovação ser aceita. Um dos principais professores do instituti proibiu as crianças de utilizarem. Felizmente, tal decisão fez com que as crianças usassem o método, aprendendo-o em segredo. Com o tempo, as pessoas foram percebendo a importância do método Braille.
            Loius Braille faleceu em 6 de Janeiro de 1852, com 43 anos, por causa de tuberculose. Mesmo ano em que seu o código foi oficialmente adotado na Europa e América. Em 1952, seu corpo foi transferido para Paris, onde repousa no Panthéon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...