Talibã divulga vídeo da libertação de sargento americano

  • 04/06/2014 - 14:10

    Talibã divulga vídeo da libertação de sargento americano



    (Reprodução) Vídeo mostra o sargento em uma caminhonete no Afeganistão, antes de sua entrega às forças americanas
    A rebelião islamita afegã divulgou nesta quarta-feira na internet o vídeo da libertação do sargento americano Bowe Bergdahl, entregue às forças dos Estados Unidos após uma troca com cinco dirigentes talibãs.
    No vídeo de 17 minutos com o título "Cerimônia de troca do soldado americano", o sargento Bergdahl, de 28 anos, barbeado e com a cabeça raspada, aparece vestido com uma longa túnica tradicional afegã de cor branca, ao lado de vários homens de turbante.
    O grupo espera a chegada de um helicóptero, do qual descem três homens em trajes civis e que caminham até os talibãs e o soldado americano.
    Americanos e rebeldes apertam as mãos e poucos segundos depois Bergdahl, submetido a um rápido exame, é levado para o helicóptero, que decola e se afasta. Então aparece uma frase no vídeo: "Não volte ao Afeganistão".
    Bowe Bergdahl foi libertado no sábado, depois de passar cinco anos em cativeiro, em um processo de troca com cinco dirigentes talibãs detidos em Guantánamo.
    A libertação foi possível após longas negociações com a mediação do governo do Catar.
    O vídeo divulgado nesta quarta-feira pelo comando dos rebeldes afegãos mostra ainda imagens da chegada dos cinco talibãs no domingo ao Catar, onde foram recebidos com festa pelos familiares.
    Bowe Bergdahl permanecia hospitalizado na terça-feira no centro médico americano de Landstuhl (Alemanha), donde permaneciam em situação "estável", segundo fontes médicas.
         copy  http://www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...