Uruguai: ex-presidente Vázquez será um dos candidatos a suceder Mujica




Tabaré Vásquez, ex presidente uruguaio (2005-2010)
O ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), o deputado Luis Lacalle Pou e o senador Pedro Bordaberry serão os principais candidatos a suceder o presidente uruguaio, José Mujica, nas eleições de outubro, após as primárias celebradas este domingo, segundo pesquisas de boca-de-urna.
Na Frente Ampla (FA, esquerda, situação), no poder desde 2005, Vázquez (de 74 anos) obteve 83% dos votos, segundo as consultorias Factum e Cifra, conta 17% para a senadora Constanza Moreira (54 anos).
No opositor Partido Nacional ou branco, onde se esperava um resultado mais apertado, a surpresa correu por conta do deputado Luis Lacalle Pou, que lançou na disputa pela primeira vez e que, aos 40 anos, é o candidato mais jovem.
Filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995) teria obtido 54% das adesões, segundo a Factum e 55% segundo a Cifra, contra 46% ou 45% para o senador Jorge Larrañaga, de 57 anos, e que já foi candidato à presidência em 2004, quando foi derrotado por Vázquez.
Sem surpresas, no também opositor Partido Colorado, o senador Pedro Bordaberry se tornou o eleito a disputar a presidência pela segunda vez consecutiva.
Aos 54 anos, o legislador e ministro do Turismo do governo de Jorge Batlle (2000-2005), é filho do ex-ditador Juan María Bordaberry, condenado em 2010 por crimes contra a última ditadura (1973-1985) e falecido em 2011.
A Factum lhe atribuiu 74% das adesões e a Cifra, 78%, contra 25% e 22% para o senador José Amorín Batlle.
Em primárias na qual o voto não é obrigatório, as consultorias estimaram que apenas 38% dos habilitados a votar o fizeram, o que representa a menor participação desde que se celebra esta eleição.
O Uruguai celebrará eleições presidenciais em outubro. Se nenhum dos candidatos obtiver 50% mais um dos votos, será celebrado um segundo turno um mês depois.
copiado http://www.afp.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...