UE convoca embaixador de Israel por novos assentamentos

05/12/2012 - 17:40

UE convoca embaixador de Israel por novos assentamentos


BRUXELAS (AFP)
A União Europeia decidiu nesta quarta-feira convocar o embaixador de Israel para manifestar suas "preocupações" em relação aos projetos de novos assentamentos israelenses em Jerusalém e na Cisjordânia, indicou uma porta-voz.
"O embaixador de Israel foi convocado", explicou à AFP Maja Kocijancic. Nós explicamos a ele "a amplitude de nossas preocupações" relacionadas a esses projetos de ampliação de colônias judaicas nos territórios palestinos, acrescentou.
Segundo fontes europeias, a reunião deverá ser realizada na quinta-feira no gabinete de Pierre Vimont, braço direito da representante da União Europeia para Relações Exteriores, Catherine Ashton.
Ashton havia afirmado no domingo que a reação da UE à ampliação das colônias seria influenciada pela forma como as atitudes do governo israelense ameaçam a possibilidade de um Estado palestino "viável com Jerusalém como capital compartilhada", lembrou Kocijancic.
A UE continua a pedir que Israel e os palestinos retornem "sem demora e sem precondições" à mesa de negociações, acrescentou.
Ashton deve mencionar a questão com a chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton. Ela também estará na ordem do dia de uma reunião na segunda-feira dos ministros europeus das Relações Exteriores.
A decisão israelense de relançar a colonização em reação ao concessão do status de Estado observador na ONU à Palestina no dia 29 de novembro já suscitou uma onda de condenações em diversas capitais europeias.    Copiado  http://www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...