Opositor iraniano é enforcado apesar de apelos da Anistia Internacional

  • 01/06/2014 - 15:30

    Opositor iraniano é enforcado apesar de apelos da Anistia Internacional



    As autoridades iranianas tentam salvar um homem com uma corda em seu pescoço segundos depois de sua execução pública para matar de um policial, na cidade de Mashhad
    Um iraniano condenado por suas ligações com a Organização dos Mujahedin do Povo do Irã (oposição no exílio) foi enforcado neste domingo, apesar dos apelos da Anistia Internacional para tentar impedir sua execução, anunciou a imprensa da República Islâmica.
    Gholamreza Khosravi Savadyani foi condenado à morte em 2010 por ser "um inimigo de Deus", segundo a agência de notícias Irna.
    Ele havia sido preso em 2008 por suspeita de ter contatos com os Mujahedin do Povo e ter enviado documentos secretos a opositores exilados.
    A organização de defesa dos Direitos Humanos Anistia Internacional pediu no sábado que as autoridades iranianas suspendessem a execução, afirmando que o condenado não teve um julgamento justo.
    Segundo a Anistia, o novo código penal do Irã prevê a pena de morte apenas aos adversários que "tomaram ativamente em armas".
    A ONU estima que pelo menos 500 pessoas foram executadas no Irã em 2013, 57 delas publicamente.
    Nascido em 1965 com a ambição de derrubar o regime do xá do Irã e, em seguida, o regime islâmico, os Mujahedin do Povo se instalaram no Campo de Ashraf, ao norte de Bagdá, durante a guerra Irã-Iraque (1980-1988), com o apoio do regime de Saddam Hussein para realizar uma ação militar contra o Irã.
    No entanto, eles foram desarmados após a intervenção americana em 2003, e o atual governo iraquiano, majoritariamente xiita e que se aproximou de Teerã, procura desde então se livrar dessa presença que considera irritante.
      copiado  http://www.afp.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...