Extrema pobreza cai para 10% da população mundial em 2015 (BM)

  • 04/10/2015 - 21:30

    Extrema pobreza cai para 10% da população mundial em 2015 (BM)



    Catadores de lixo são vistos em depósito de lixo, em Lahore, Paquistão, no dia 5 de junho de 2015
    A extrema pobreza deve cair pela primeira vez este ano, atingindo menos de 10% da população mundial, sem deixar de ser "muito preocupante na África subsaariana", aponta um relatório do Banco Mundial (BM) divulgado neste domingo.
    Um total de 702 milhões de pessoas, contra 902 milhões em 2012, deverão viver este ano abaixo da linha de pobreza, com um valor que a instituição subiu de 1,25 para 1,90 dólar por dia, levando em conta a inflação, assinala o relatório.
    Em 2012, quando foram divulgados os últimos dados, os menos favorecidos representavam 13% da população mundial, proporção que era de 29% em 1999.
    "Somos a primeira geração na História que pode eliminar a extrema pobreza", elogiou Jim Yong Kim, presidente da instituição, que realiza na próxima semana sua Assembleia Geral em Lima, juntamente com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
    Segundo Kim, esta redução é resultado de um crescimento dinâmico da economia e do investimento em saúde e educação, além de mecanismos de proteção social que impediram milhões de pessoas de "voltar a cair na pobreza".
    O executivo espera que a melhora "dê um novo impulso" à comunidade internacional, paralelamente à aprovação recente pela ONU dos novos objetivos de desenvolvimento sustentável, que incluem a erradicação da extrema pobreza.
    copiado    http://www.afp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...