Acidente no Mali
Caixas negras do avião argelino analisadas em França
- Recuperar os corpos será "muito difícil"por LusaHojeO avião que se despenhou no dia 24 Fotografia © Arquivo ReutersAs caixas negras do avião espanhol ao serviço da Air Argélia, que quinta-feira se despenhou no Mali, vão ser enviadas para França dentro de dias para serem analisadas pelo organismo francês especializado em acidentes aeronáuticos.O diretor do Instituto de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), Rémy Jouty, explicou hoje, em entrevista à emissora "France Info" que será este laboratório a analisar o conteúdo das caixas negras, que foram transportadas do lugar onde se despenhou avião da companhia espanhola Swiftair até Gao, a cidade mais próxima.
Jouty assinalou que juridicamente será o Mali a dirigir a investigação, mas que as autoridades do país quiseram "beneficiar da experiência e da assistência técnica do BEA".
Apesar de considerar que ainda é demasiado cedo para avançar se o estado das caixas negras permitirá explorá-las, recordou que foram concebidas para resistir a impactos violentos e a incêndios, pelo que espera obter dados úteis.
O voo AH5017 da Air Argélia, que se despenhou no Mali numa viagem da capital do Burkina Faso para Argel, levava 116 pessoas a bordo, 51 das quais de nacionalidade francesa.
O aparelho, ao serviço da espanhola Swiftair, desapareceu dos radares na quinta-feira e os destroços foram encontrados por dois caças franceses a cerca de 70 quilómetros de Gao, uma cidade no nordeste do Mali.
Naquela altura verificavam-se várias tempestades na zona percorrida pela rota do avião.
COPIADO http://www.dn.pt/i
Nenhum comentário:
Postar um comentário