Fatah festeja aniversário em terras do Hamas em Gaza

01/01/2013 - 18:05

Fatah festeja aniversário em terras do Hamas em Gaza


GAZA, Territórios palestinos (AFP)
O Fatah, movimento do presidente palestino Mahmud Abbas, lançou na madrugada de terça-feira as festividades de seu aniversário em Gaza, pela primeira vez desde que o Hamas tomou o controle do enclave em 2007, segundo um correspondente da AFP.
"Ontem acendemos a chama para iniciar as festividades do aniversário da revolução", afirmou Atef Abu Seif, chefe do Fatah em Gaza.
Na segunda-feira à noite, milhares de partidários do movimento se reuniram na cidade de Gaza, agitando retratos do dirigente histórico Yasser Arafat e bandeiras do movimento, à luz de fogos de artifícios.
Congregações similares aconteceram em outras cidades da Faixa de Gaza, mas a principal manifestação está prevista para sexta-feira, no complexo de Saraya, ex-quartel-general da segurança do Fatah, na presença de um alto dirigente do movimento, Nabil Chaath, esperado nesta terça-feira na Cisjordânia.
O Fatah, que governa as zonas autônomas da Cisjordânia, celebra seu aniversário no dia 1º de janeiro, em recordação da primeira operação de guerrilha contra Israel, reivindicada por seu braço armado, Al-Assifa ("Tempestade") em 1º de janeiro de 1965.
Estas celebrações não eram realizadas em Gaza desde que o Hamas tirou do enclave os partidários de Abbas, em junho de 2007, depois de ter vencido, em janeiro de 2006, as últimas eleições legislativas palestinas.
Um acordo de reconciliação nacional foi obtido em abril de 2011 no Cairo, mas seus principais pontos ainda não foram aplicados.
Abbas inaugurou as festividades no quartel-general da Autoridade Palestina em Ramallah, prometendo que 2013 será o ano do estabelecimento de um Estado palestino independente
   COPIADO  http://www.afp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...