Confiscadas pernas de frango fora do prazo há 46 anos


China

Confiscadas pernas de frango fora do prazo há 46 anos

Hoje
A polícia chinesa apreendeu 20 toneladas de frango congelado em mau estado ou fora do prazo desde 1967. A falta de controlo alimentar gerou uma onda de indignação nas redes sociais.

A polícia chinesa apreendeu 20 toneladas de frango congelado em mau estado ou fora do prazo desde 1967. A falta de controlo alimentar gerou uma onda de indignação nas redes sociais.
Segundo o jornal The Telegraph, a polícia desmontou uma rede vietnamita de venda de carne. As partes de frango confiscadas pela polícia na cidade de Nanning, capital da região autónoma de Guangxi Zhuan, remontam à altura em que a China ainda era governada por Mao Tsé-Tung.
A carne estava guardada num armazém e destinava-se ao consumo humano. Li Jianmin, um chefe de segurança local, disse à agência de notícias chinesa Xinhua que depois de importada, a carne fora do prazo era tratada com produtos químicos, incluindo peróxido de hidrogénio "para matar as bactérias, prolongar a data de validade" e dar uma aparência brilhante e saudável. Li Jianmin referiu, ainda, que a carne congelada não controlada pode provocar doenças graves, como a gripe das aves, uma vez que as bactérias conseguem sobreviver a baixas temperaturas durante muito tempo.
Os contrabandistas conseguiram ter um lucro de cerca de 2 mil euros por tonelada ao transformar um quilo de frango fora do prazo em 1,5 quilos de frango aparentemente saudáveis, referiu o jornalMetropolis Daily.
O escândalo está a provocar contestação nas redes sociais. No Sina Weibo, um site popular chinês semelhante ao Twitter, uma publicação que criticava o armazém foi partilhada mais de seis mil vezes. Os utilizadores tecem fortes críticas à falta de controlo sobre os alimentos no país, para desabafar a indignação criaram um nome para o prato "pernas de frango zombies". Outros utilizadores referem em tom sarcástico que o frango tem "sabor a história".
Xiaoling Liu, professor da Indústria Leve e Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade de Guangxi, disse ao China Daily que o escândalo é mais um indicador da qualidade dos alimentos questionável no país. O governo deve ter medidas mais rigorosas para evitar possíveis problemas de saúde pública, acrescentou. COPIADO http://www.dn.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...