Presidente eleito iraniana minimiza ameaças israelense

17/07/2013 - 14:37

Presidente eleito iraniana minimiza ameaças israelense


0
TEERÃ (AFP)
O presidente eleito iraniano, Hassan Rohani, afirmou que as ameaças de ataques militares proferidas pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyanu, provocam risadas.
"Quando alguns (Estados Unidos e Israel, N.R.) dizem que todas as opções estão sobre a mesa e um país miserável da região (Israel, N.R.) diz coisas semelhantes, nos provoca risadas", afirmou Rohani a um grupo de ex-combatentes da guerra Irã-Iraque (1980-88).
"Quem são os sionistas para nos ameaçar?", questionou, antes de completar que Israel não executará as ameaças porque os iranianos já advertiram que pretendem reagir.
No domingo, Netanyahu repetiu que Israel poderia optar por uma intervenção militar antes dos Estados Unidos para tentar interromper o programa nuclear iraniano.
Também chamou Rohani de "lobo em pele de cordeiro".
"Nós estamos mais próximos que os Estados Unidos. Somos mais vulneráveis e, portanto, teremos que abordar esta questão de como deter o Irã talvez antes que os Estados Unidos", advertiu Netanyahu em uma entrevista ao canal CBS.
"Estão se aproximando cada vez mais da linha vermelha, mas ainda não a atravessaram", disse Netanyahu.
Também repetiu que o Irã não terá a permissão para fabricar a bomba atômica.
De acordo com o premier israelense, o Irã dispõe de 190 quilos de urânio enriquecido a 20%, sobre 250 kg necessários para fabricar uma bomba.
Hassan Rohani, um clérigo moderado, foi eleito em 14 de junho presidente do Irã e sucederá Mahmud Ahmadinejad em 3 de agosto.
 COPY http://www.afp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...