Reunião avalia ida do Papa de carro a SP por mau tempo

Abertura da JMJ é hoje; siga a movimentação (Marcelo Elizardo/G1)

Abertura da JMJ é hoje; siga a movimentação 

Copacabana terá 10 ruas fechadas na abertura da JMJ3/07/2013 10h49 - Atualizado em 23/07/2013 12h08

Reunião avalia alternativa para Papa ir a Aparecida devido ao mau tempo

Tempo ruim pode impedir decolagem no RJ e pouso de aeronave em SP.
Percurso pode ser feito de carro ou por via aérea, com restrições.

Tahiane Stochero Do G1 RJ
Militares realizam na manhã desta terça-feira (23) uma reunião no Rio de Janeiro, para avaliar uma forma alternativa do Papa Francisco ir a Aparecida na quarta-feira (24) devido ao mau tempo no Rio e em São Paulo.

A agenda do Pontífice, que chegou ao Brasil na segunda-feira (22) para a Jornada Mundial da Juventude, prevê que ele visite o Santuário Nacional de Aparecida a partir das 9h30 de quarta-feira. O pontífice tem como principal item da agenda a celebração de uma missa na Basílica por volta das 10h30.

A previsão inicial era que o deslocamento do Pontífice seria de helicóptero até Aparecida. Mas o tempo chuvoso e nublado pode impedir decolagens de helicópteros ou até mesmo de uma aeronave, que teria que pousar em São José dos Campos, cujo aeroporto também possui restrições.
Uma das possibilidades avaliadas é de que o trajeto, de cerca de 260 km, poderia ser feito por via terrestre. Ou ainda a decolagem no Rio e o pouso da aeronave em Aparecida ou em alguma cidade próxima ser feita mesmo apenas operando em condições visuais.

A reunião, de rotina, avalia possibilidades alternativas para o deslocamento, já que a situação do tempo também pode piorar, segundo o coronel Luciano Pinto, do Comando Militar do Leste.

Participam da reunião integrantes da Força Aérea, oficiais que atuam na coordenação operacional e de transporte do Papa e o general José Alberto da Costa Abreu, coordenador de Defesa de Área do Rio de Janeiro e que será responsável pela visita do Pontífice em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, no sábado (27) e domingo (28). A reunião começou por volta das 10h e não havia previsão de horário de término.

A segurança do Papa na cidade do Rio é de responsabilidade dos órgãos de segurança pública, Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, e Polícia Federal, encabeçados pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça.
COPIADO http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...