Israel diz que Irão já pode fabricar quatro bombas atómicas


Nuclear

 

por LusaHoje

O chefe das informações militares israelitas, general Aviv Kochavi, afirmou hoje, quinta-feira, que o Irão já pode fabricar quatro bombas atómicas.
"Neste momento, os serviços de informações internacionais concordam com Israel ao dizerem que o Irão acumulou perto de 100 quilogramas de urânio enriquecido a 20 por cento, o suficiente para fabricar quatro bombas", explicou Kochavi.
O general, que falava numa conferência internacional sobre segurança em Herzliya, perto de Telavive, considerou que "dentro de um ano será dada a ordem nesse sentido" e as bombas serão construídas.
Aviv Kochavi indicou, por outro lado, que Israel é ameaçada por "cerca de 200.000 'rockets' e mísseis, na sua maioria com um alcance de 40 quilómetros, e por vários milhares com um alcance de centenas de quilómetros".
"A partir do Líbano, da Síria e, evidentemente, do Irão eles podem atingir o centro das nossas cidades e toda a região de Telavive está no seu raio de ação", disse, adiantando que aqueles projéteis constituem "uma dimensão estratégica que o exército israelita deve ter em conta".
Num contexto de tensão internacional acerca do programa nuclear do Irão, o Presidente Mahmud Ahmadinejad anunciou no Parlamento que Teerão mais que duplicou o orçamento de defesa para o próximo ano (março 2012 - março 2013), divulgou hoje o "site" da presidência.
No setor da defesa, há uma subida de 127 por cento (...) do orçamento", disse Ahmadinejad, sem precisar o valor em causa.
Para o exercício em curso, o orçamento de defesa anunciado oficialmente foi de cerca de 12 mil milhões de dólares, a que se junta um reforço de três mil milhões aprovado pelo Parlamento.

COPIADO :
http://www.dn.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...