Sistema de consultas do Procon ajuda consumidor em compras online

Vanguarda Serviço

 
Atualizado em: 13h10min - 03/02/2012


Sistema de consultas do Procon ajuda consumidor em compras online

O programa reúne dados de empresas em todo o país e facilita na escolha do site mais confiável

Muitos consumidores, antes de comprar, costumam pesquisar na internet se as empresas são idôneas, se entregam no prazo, se receberam reclamações. Existem vários endereços eletrônicos que ajudam nessa pesquisa de forma informal.

Mas agora o Procon também vai apoiar os consumidores pela internet, com informações oficiais sobre as empresas. Aqui na região, o serviço já é feito em São José dos Campos.

“Os consumidores poderão obter as informações que precisam, as empresas poderão saber exatamente como estão seus concorrentes e o consumidor corre com isso menos risco, principalmente quando ele compra algum produto para entrega futura”, garante Sérgio Werneck, diretor do Procon em São José.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda


O Procon tem um sistema nacional de defesa do consumidor que reúne informações sobre fornecedores. O programa é coordenado pelo Ministério da Justiça e reúne informações de todo o país. Para consultas basta clicar no ícone “Sindec”, no canto esquerdo da página do Procon de São Paulo na internet. Ali está o mapa do país. Você pode fazer a consulta que quiser: perfil do consumidor por idade, por sexo. A lista de reclamações está lá à disposição

As reclamações ainda precisam ser feitas pessoalmente no Procon. Só há uma exceção. Reclamação sobre compras feitas pela internet podem ser registradas eletronicamente no site do Procon de SP..

Quem já fez a reclamação no Procon, pode usar a internet para consultar os prazos e acompanhar o processo.

Por enquanto, em São Paulo, são apenas seis cidades, incluindo a capital. Até agora, 23 estados brasileiros fazem parte do sistema.
COPIADO :    http://www.vnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...