As viagens do Papa Francisco à América Latina Papa vai ouvir relatos de vítimas e perpetradores de conflito na Colômbia

As viagens do Papa Francisco à América Latina

AFP/Arquivos / John Vizcaino(13 ago) Figura em tamanho real do Papa Francisco, em Bogotá
O argentino Papa Francisco, 266º pontífice da História da Igreja Católica, desde que foi escolhido, em 13 de março de 2013, realizou 23 viagens ao exterior, entre elas a quatro países da América Latina, sem contar sua próxima visita, à Colômbia.
- Brasil -
Foi a sua primeira viagem ao exterior, de 22 a 29 de julho de 2013, apenas cinco meses após ser eleito, para participar da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu no Rio de Janeiro.
Nessa viagem, substituiu o papamóvel blindado por um veículo branco e totalmente aberto, e em várias ocasiões deixou o protocolo de lado para se aproximar dos fiéis.
- Equador, Bolívia e Paraguai -
Francisco realizou uma viagem de uma semana, de 5 a 12 de julho de 2015, aos três países mais pobres da América do Sul - Equador, Bolívia e Paraguai -, onde pediu perdão pelos crimes contra os índios durante a conquista da América.
- Cuba e Estados Unidos -
A 10ª viagem de seu pontificado foi de 19 a 28 de setembro de 2015 para Cuba e Estados Unidos, uma ocasião para construir pontes entre o país comunista e a superpotência capitalista.
- México -
Em sua 12ª viagem ao exterior, para o México, de 12 a 18 de fevereiro de 2016, o pontífice argentino acrescentou uma etapa de três horas no aeroporto José Martí de Havana, Cuba, para manter um encontro histórico com o patriarca ortodoxo russo Kirill.
- Colômbia -
Em 2017, Francisco realizará uma única viagem a sua região, para a Colômbia, de 6 a 10 de setembro, para levar uma mensagem de reconciliação e paz após os acordos com a guerrilha das Farc.
Também tem programado visitar Chile e Peru de 15 a 21 de janeiro de 2018. Por enquanto, o papa argentino não anunciou uma viagem a sua terra natal.



Papa vai ouvir relatos de vítimas e perpetradores de conflito na Colômbia

AFP / Raul ARBOLEDA(29 ago) Vestes litúrgicas que o Papa usará em sua visita à Colômbia são exibidas na sede da Conferência Episcopal, em Bogotá
O Papa Francisco ouvirá relatos de vítimas e perpetradores da violência na Colômbia durante sua visita, na semana que vem, a Villavicencio, cidade emblemática do conflito interno, informou o Vaticano nesta sexta-feira.
"Será um dia muito especial, o dia dedicado à reconciliação e no qual estarão presentes vítimas da violência, ex-guerrilheiros e ex-milicianos", informou o porta-voz do Vaticano, o americano Greg Burke, ao informar em uma entrevista coletiva sobre o programa de viagem do papa na Colômbia, de 6 a 10 de setembro.
Este será um dos gestos mais importantes da visita do papa a Colômbia, durante o qual escutará os relatos de dor e raiva de um país que padeceu mais de 50 anos de um violento conflito interno que deixou 260.000 mortos, 60.000 desaparecidos e 7,1 milhões de deslocados.
O porta-voz do Vaticano assegurou que o papa por enquanto "não tem programadas reuniões com a guerrilha das Farc".
kv/jz/cc


copiado https://www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...