Otan retira funcionários de ministérios afegãos

Atualizado em  25 de fevereiro, 2012 - 17:02 (Brasília) 19:02 GMT  
    Cabul
    O ministério do Interior é considerado um dos locais mais seguros de Cabul
    A Otan iniciou a retirada neste sábado de seus funcionários baseados em ministérios afegãos após dois comandantes americanos terem sido assassinados dentro de um prédio ministerial em Cabul.
    A entidade disse que um "indivíduo" disparou contra os oficiais e ainda não foi capturado. Acredita-se que as vítimas, cujas identidades ainda não foram confirmadas, tenham sido um coronel e um major.
    Os assassinatos ocorrem no quinto dia consecutivo de protestos no país contra a queima de cópias do Alcorão por soldados americanos.
    O ministério do Interior foi isolado após o incidente, descrito pelo comandante da Otan no Afeganistão, John Allen, como "covarde".
    A correspondente da BBC em Cabul Orla Guerin disse que foram ouvidos oito tiros dentro do prédio, considerado um dos mais seguros da cidade e que qualquer afegão que portasse armas em seu interior deve ter passado por rigorosas checagens de segurança.
    A imprensa local diz que o responsável pelos tiros seria um policial afegão. A informação ainda não foi confirmada.
    Relatos afirmam que o incidente ocorreu após uma "discussão verbal".
    "Faremos tudo para encontrar o responsável. Quem realizou o ataque é um covarde cujas ações não vão ficar sem resposta", disse o general Allen.
    Manifestação no Afeganistão (AFP)
    Quase 30 pessoas já morreram em protestos desde terça-feira
    "Por motivos de segurança óbvios, tomei medidas imediatas para retirar todos os funcionários da Isaf (a missão da Otan no Afeganistão) trabalhando em ministérios em Cabul ou seus arredores"
    O Talebã assumiu a autoria dos ataques, dizendo que foram em represália contra a queima de cópias do Alcorão.
    Os protestos contra a queima dos livros continuaram neste sábado em várias partes do país, com um prédio da ONU incendiado na cidade de Kunduz.
    Quatro pessoas foram mortas e dezenas ficaram feriadas em choques na cidade. Outras três pessoas foram mortas na província de Logar. A casa do governador da província de Laghman foi atacada e ocorreram manifestações em outras três províncias.
    Quase 30 pessoas já morreram em protestos desde a terça-feira.
    Soldados americanos colocaram, aparentemente por engano, cópias do Alcorão em um incinerador na base militar de Bagram, em Cabul.
    O presidente americano, Barack Obama, pediu formalmente desculpas pelo incidente.
    copiado : http://www.bbc.co.uk/
                    

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postagem em destaque

    Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

    Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...