Aung San Suu Kyi parte da França e retorna a Mianmar

Aung San Suu Kyi parte da França e retorna a Mianmar

PARIS (AFP)
A opositora birmanesa e prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi partiu nesta sexta-feira da França, a última etapa de seu giro europeu, para voltar a Mianmar, anunciou o ministério francês das Relações Exteriores.
A "Dama de Yangun" foi recebida na França com as honras normalmente reservadas aos chefes de Estado. Durante sua visita se reuniu com o presidente François Hollande e com os presidentes das duas câmaras do parlamento.
A prefeitura de Paris entregou a ela o certificado de cidadã de honra, status que lhe havia sido concedido em 2004, quando estava em prisão domiciliar em seu país.
Em uma entrevista concedida na quinta-feira à AFP, Aung San Suu Kyi anunciou que está disposta a dirigir Mianmar se seu partido vencer as eleições legislativas previstas para 2015.
A líder opositora reiterou sua confiança no processo de transição democrática de Mianmar, embora tenha ressaltado que seu país está "apenas no início do caminho".
O giro europeu de Aung San Suu Kyi começou no dia 13 de junho na Suíça. Depois viajou a Oslo, onde pronunciou um discurso de aceitação do Nobel da Paz, 21 anos depois de ter sido premiada.
Aung San Suu Kyi também visitou Irlanda e Grã-Bretanha, onde foi homenageada na Universidade de Oxford, onde estudou de 1964 a 1967, e onde viveu com Michael Aris, com quem se casou em 1972.
 copiado : http://www.afp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...