Dilma se encontra com líderes do Mercosul na Argentina

29/06/2012 12h22 - Atualizado em 29/06/2012 12h30

Dilma se encontra com líderes do Mercosul na Argentina

Primeiro evento do dia foi café da manhã de trabalho com os presidentes.
Paraguai, depois do impeachment, foi suspenso da reunião de cúpula.

Do G1, em Brasília
Comente agora
A presidente Dilma Rousseff participou, na manhã desta sexta-feira (29), de café da manhã de trabalho com líderes do Mercosul, em Mendoza, na Argentina. Os presidentes dos países que formam o bloco estão na Argentina para reunião de cúpula. O Paraguai não vai participar do encontro. Os demais países do bloco decidiram suspender o Paraguai do Mercosul por causa do impeachement que tirou o presidente Fernando Lugo do cargo.
Presidente Dilma com os colegas Cristina Kirchner, da Argentina, e  José Mujica, do Uruguai (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Presidente Dilma com os colegas Cristina Kirchner, da Argentina, e José Mujica, do Uruguai (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
O ministro das relações exteriores do Brasil, Antônio Patriota, deu entrevista  na quinta-feira (28) em Mendoza para explicar a suspensão do Paraguai. "Estamos elaborando uma decisão que será analisada amanhã [sexta-feira] pelos presidentes. Discutimos a suspensão do Paraguai dos órgãos do Mercosul. Lamentamos muito esta situação, mas constatamos que não existe uma plena vigência democrática nesse país", disse.
Ele não afirmou, entretanto, se a suspensão será mantida até as próximas eleições no país, marcadas para abril do ano que vem, ou até a posse do novo presidente, planejada para ocorrer em agosto de 2013.
Na programação oficial de Mendoza para esta sexta-feira estão previstos, às 14h, fotografia oficial dos chefes de Estado da Unasul (União de Nações Sul-Americanas)  e logo depois almoço de trabalho. Em seguida, às 15h30, irá à Cúpula Extraordinária de Chefes de Estado da Unasul. Às 17h30, haverá declaração dos presidentes à imprensa.
saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...