.ICMS do açúcar sobe e o povo aplaude. Já viu? Enquanto isso.. Tereza Cristina fez alterações que aumentam benesses aos produtores rurais devedores


ICMS do açúcar sobe e o povo aplaude. Já viu? Enquanto isso..      Tereza Cristina fez alterações que aumentam benesses aos produtores rurais devedores
Tempo Presente
ICMS do açúcar sobe e o povo aplaude. Já viu? Levi Vasconcelos comenta 
Mila Cordeiro | Ag. A TARDE


ICMS do açúcar sobe e o povo aplaude. Já viu? Levi Vasconcelos comentaVocê já viu governo aumentar imposto e produtor aplaudir? Pois criou-se o precedente. Ainda governador em exercício semana passada, João Leão assinou decreto aumentando o ICMS sobre o açúcar de 12% para 18%. E Guilherme Colaço, presidente do Sindicato do Açúcar e do Álcool da Bahia, que brigava pela causa, foi quem se encarregou de tranquilizar os inquietos:
– Não vai mudar em nada o custo para o consumidor. Apenas é um ajuste.
O caso tem duas vertentes:
1 – O baixo ICMS baiano atraía mais açúcar de fora do que ajudava os daqui, até por logística. O resultado: os baianos, que só produzem 51% do que consomem, estão com 1,3 milhão de sacos ou 63,5 milhões de quilos encalhados. Colaço diz que sem a alteração o setor ia ter que começar a demitir.
2 – A chave do mistério: o grosso da produção, no Médio São Francisco, é uma das áreas mais pobres do estado e, por isso, goza dos incentivos fiscais do Desenvolve. Ou seja, aumenta imposto de um lado, mas abate de outro. Diz Colaço que com a estratégia a produção baiana deve saltar de 140 milhões para 535 milhões de quilos/ano.
Novas usinas — É com essa política que o governo pretende atrair quatro novas grandes usinas. Uma já vai para Muquém do São Francisco. E outras três têm interessados. Segundo João Leão, o investimento é de R$ 200 milhões cada.
Fofoca federal
Dizem nos meios políticos que um dos 39 deputados federais baianos vive noites de insônia com a Lava Jato, embora nunca tenha sido citado em delações.
A questão: ele faz as emendas parlamentares e ele mesmo constrói as obras.
A PF está investigando.
"
Mídia calhorda escracha ministra negra e cala com perdão de 25 bi para o Itaú. Canalhas!
Roberto Requião, senador do PMDB do Paraná, no Twitter, fazendo menção ao caso Luislinda
"
Essas medidas contentaram a bancada ruralista, mas envergonham o país
Miguel Reale Júnior, jurista que pediu o impeachment de Dilma sobre a portaria do trabalho escravo

Tiro errado
Já notou que os postos de gasolina estão colocando quebra-molas nas entradas? Pois é. Exigência do Ministério do Trabalho sob o argumento de proteger os frentistas, uma ideia totalmente equivocada, segundo o presidente do Sindicombustíveis, o sindicato dos postos, José Augusto Costa:
– Trouxeram para as cidades um problema que era das estradas. O mais correto seria deixar a cargo do gestor municipal examinar, caso a caso, se há necessidade ou não.
Caso único — Diz José Augusto que o único registro de atropelamento de frentista em Salvador aconteceu no posto Chaminé, em Amaralina:
– O cidadão que invadiu o posto sofreu um infarto fulminante. Quando ele atropelou, já estava morto.
Contas abertas
A menos de um ano para as eleições, os candidatos ainda não sabem como os partidos vão proceder para ajudá-los na campanha. Sérgio Carneiro, secretário em Feira de Santana e candidato a federal pelo PV, dá o diagnóstico:
– E seja lá o que Deus quiser. Quem tiver pensando só em internet não se elege.
POUCAS & BOAS
* Aguardada anteontem no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), em São Marcos, a ministra Luislinda Valois cancelou a visita e não marcou nova data. É a ressaca do trabalho escravo. Está fugindo de povo como o diabo da cruz.
* A crise parece ter atingido em cheio também os motéis. Um deles, de Feira de Santana, estampou na porta uma enorme placa promocional: 'Mega saldão. Pague uma hora e goze três'.
POLÍTICA COM VATAPÁ
Testemunho complicado
E eis que o deputado Rosenberg Pinto (PT), hoje presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, bate de frente com o deputado Sargento Isidório (PDT), que lhe aborda com o jeito espalhafatoso de sempre:
– Rosenberg, estou precisando de uma grande ajuda sua.
– Diga lá.
– O Ministério Público moveu uma ação contra mim querendo que eu prove que sou ex-gay. E eu quero que você testemunhe a meu favor.
Surpreso, Rosenberg titubeou:
– Mas testemunhar como?...
– Ah, vá lá e diga que é mesmo, que você me conhece de longas datas.
Rosenberg franziu o cenho:
– Ih!... Complicou.
copiado http://atarde.uol.com.br/coluna/t

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...