Síria declara vitória sobre o Estado Islâmico em Deir al-Zor

 Síria declara vitória sobre o Estado Islâmico em Deir al-Zor 

BEIRUTE (Reuters) - O governo da Síria declarou vitória sobre o Estado Islâmico em Deir al-Zor, uma cidade do leste do país, nesta sexta-feira, um grande golpe que levou ao colapso do último bastião dos jihadistas em solo sírio.
Deir al-Zor, localizada na margem oeste do rio Eufrates, é a maior e mais importante cidade do leste da Síria e o centro da produção petrolífera da nação.
"As Forças Armadas, em cooperação com forças aliadas, libertou a cidade de Deir al-Zor completamente das garras da organização terrorista Daesh", disse a fonte militar, usando um termo árabe para o Estado Islâmico.
O Exército, apoiado por bombardeiros da Rússia, pelo Irã e por milícias xiitas, está avançando rumo a Albu Kamal, última cidade relevante controlada pelo Estado Islâmico na Síria que também é localizada na margem oeste do Eufrates.
Uma ofensiva rival de milícias curdas e árabes apoiada por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos com ataques aéreos e forças especiais está pressionando o Estado Islâmico na margem oriental.
Também nesta sexta-feira, forças do Iraque disseram ter iniciado sua própria ofensiva final contra o Estado Islâmico do lado iraquiano do território jihadista, que se estende pela fronteira dos dois países, entrando na cidade de Al-Qaim.
O grupo extremista passou anos sitiando um enclave governamental em Deir al-Zor até um avanço do Exército liberar a localidade no começo de setembro, dando início a uma batalha por partes da cidade controladas pelos radicais.
(Por Angus McDowall)
copiado https://noticias.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...