Ex-primeiro-ministro esloveno Janez Jansa é condenado por corrupção

05/06/2013 - 14:54

Ex-primeiro-ministro esloveno Janez Jansa é condenado por corrupção


LIUBLIANA (AFP)
Um tribunal condenou nesta quarta-feira o ex-primeiro-ministro conservador esloveno Janez Jansa, no cargo de 2004 a 2008 e de 2012 a 2013, a dois anos de prisão e ao pagamento de uma multa de 37.000 euros ao ser declarado culpado de corrupção no caso "Patria", um contrato de armamento com uma empresa finlandesa.
O ex-chefe de Governo, de 54 anos, recorreu da sentença.
O Tribunal de Liubliana, presidido por Barbara Klajnsek, o declarou culpado de corrupção na assinatura em 2006 de um contrato de armamento com a companhia finlandesa Patria, no valor de 278 milhões de euros.
Os outros dois acusados, o empresário Ivan Crnjovic e o general esloveno Tone Krkovic, foram condenados a 22 meses de prisão e a uma multa de 37.000 euros.
A juíza declarou Jansa "culpado de ter feito ou recebido subornos ou de ter recebido e prometido subornos durante a aquisição de veículos blindados" procedentes da companhia Patria.
Ao emitir o veredicto, a juíza explicou que Jansa havia aceitado o acordo com a Patria em troca de comissões que seriam pagas ao partido conservador esloveno SDS do ex-primeiro-ministro.
Os três homens se declararam inocentes. Jansa denunciou um julgamento político.
COPIADO  http://www.afp.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...