Pantani e Ullrich se doparam com EPO na Volta da França de 1998

24/07/2013 - 14:12

Pantani e Ullrich se doparam com EPO na Volta da França de 1998


PARIS (AFP) O italiano Marco Pantani e o alemão Jan Ullrich, os dois primeiros colocados na Volta da França-1998, disputaram a competição dopados com eritropoietina (EPO), segundo um relatório do Senado francês sobre a eficácia da luta contra o doping, publicado nesta quarta-feira.
O jornal Le Monde adiantou na terça-feira a informação, acrescentando que o terceiro colocado daquela edição da Volta, o americano Bobby Julich, também havia tomado EPO. No entanto, o relatório da comissão não confirmou esta informação, com base em exames retroativos realizados no fim de 2004.
Marco Pantani, falecido em 2004, venceu em 1998 a Volta da França e o Giro da Itália. Durante sua carreira nunca recebeu um resultado positivo por doping, mas foi excluído do Giro-1999 por ter uma taxa de hematócrito muito elevada.
Ullrich reconheceu em junho que havia se dopado durante sua carreira, mas não confirmou a utilização de EPO, apenas que havia feito transfusões de sangue.
Os membros da comissão de investigação do Senado francês tiveram acesso aos dados dos ciclistas que se submeteram a controles nas edições de 1998 e 1999 da Volta da França, e os compararam com os resultados de exames realizados em 2004 para confirmar a presença de EPO.
Os parlamentares não informaram os nomes em seu relatório, mas forneceram os documentos que permitem identificar os atletas.

     COPIADO  http://www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...