Putin viajará ao Irã para impulsionar negociações por programa nuclear

24/07/2013 - 12:24

MOSCOU (AFP)
O presidente russo, Vladimir Putin, viajará ao Irã em meados de agosto, pouco depois da posse do novo presidente iraniano, Hassan Rohani, para tentar impulsionar as negociações sobre o programa nuclear do país, informou nesta quarta-feira o jornal russo Kommersant.
"A visita está prevista para 12 ou 13 de agosto", declarou uma fonte próxima ao ministério das Relações Exteriores iraniano, citada pelo jornal.
"O Kremlin confia em aproveitar a chegada ao poder do novo presidente Hassan Rohani para reativar as negociações sobre o programa nuclear iraniano, que se encontram em ponto morto", escreve o jornal.
O clérigo moderado Hassan Rohani será empossado no dia 3 de agosto. Durante a campanha eleitoral, havia prometido mais flexibilidade no diálogo com o Ocidente.
As negociações entre Teerã e o grupo 5+1 (Rússia, Estados Unidos, China, Reino Unido, França e Alemanha) tropeçam há vários anos no tema do enriquecimento de urânio no Irã. A última reunião em abril no Cazaquistão terminou em fracasso.
Os países ocidentais suspeitam que o Irã tenta se dotar de uma bomba atômica amparando-se em um programa nuclear civil. Teerã desmente a acusação categoricamente. COPIADO  http://www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...