O professor alfabetizador na Educação de Jovens e adultos.



O professor alfabetizador na Educação de Jovens e adultos.
O professor alfabetizador não é apenas o que trabalha as duas primeiras séries iniciais ou com ciclo básico na área a língua materna. O educador que alfabetiza tem que ser também aquele que ministra qualquer disciplina, enfim todo o professor é um facilitador da compreensão ativa dos textos com expressões da realidade do mundo que é vivenciado pelo educando.
Alfabetização não é um processo fechado, ele se abre através da leitura das vivências adquiridas no convívio com as pessoas.
Quando esse trabalho é feito com jovens e adultos deve ser lapidado pela leitura do mundo que o educando adquiriu ao logo do tempo, permitindo transformá-los em vivências significativas que propicia para construção do próprio conhecimento. Essa construção deve ser elaborada com fundamento na construção de um material didático que possibilita ao aluno a interação com maior diversidade de produções textuais. Com heterogeneidade textual capaz de conduzir uma capacidade mais ampla de decodificação e interpretação não somente que acontece no mundo contemporâneo nas diversidades dos textos, de maneira que eles estabeleçam relações com os outros. Que esse suporte, seja de forma que eles entendam o qual deve ser usado, não somente como única forma do ler, mas também do aprender a fazer (resolver problemas), criar (aprender a fazer), conhecer (pesquisar), a conviver (compreensão e a percepção do outro) e aprender a ser (desenvolver a identidade e a cidadania, expressando as opiniões deles).
Dulce.Natal - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...