'Fuja do risco', diz gigante de fundos de investimento
DE SÃO PAULO
"Turquia e África do Sul foram reprovadas no teste do câmbio. Não espere
para ver quem será o próximo. Reduza riscos e fuja para os títulos do
Tesouro dos Estados Unidos BILL GROSSfundador da Pimco, uma das maiores
administradoras de recursos do mundo, em tuíte publicado ontem
Um tuíte enviado ontem pelo fundador da Pimco, uma das maiores
administradoras de recursos do mundo e grande investidora em países
emergentes, inclusive o Brasil, deu o tom do humor em relação a esses
mercados:
"Turquia e África do Sul reprovadas no teste do câmbio. Não espere para ver quem será o próximo. Reduza riscos e fuja para os títulos do Tesouro dos Estados Unidos", escreveu Bill Gross.
O tuíte foi publicado na manhã de ontem, quando a lira turca devolvia parte dos ganhos obtidos nos últimos dias, na expectativa de que o banco central da Turquia elevasse os juros --o que acabou se confirmando na noite de terça-feira. A lira turca fechou o dia em alta.
Também pela manhã, a África do Sul elevava os juros de forma surpreendente para tentar conter a desvalorização de sua moeda, o rand, e seus efeitos na inflação.
No entanto, a decisão não evitou que a divisa fechasse o dia em queda, de 1,40% --a maior perda entre as moedas de 24 países emergentes.
Os títulos do Tesouro dos EUA são considerados o investimento mais seguro do mundo. Investidores costumam correr para esses papéis em momentos de turbulência nos mercados e se desfazer de ativos considerados de maior risco, como ações e títulos de países emergentes.
O movimento de retirada de recursos em direção aos EUA derruba o valor das moedas dos emergentes e valoriza o dólar. É o que ocorre neste momento, enquanto o BC dos EUA desmonta seu programa de estímulos à economia e atrai dólares para o país.
COPIADO http://www1.folha.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário