Reação Israel condena reconhecimento do Estado da Palestina pela Suécia Suécia é o primeiro país da União Europeia a reconhecer estado Palestiniano

11:47 - 30 de Outubro de 2014


Israel condenou hoje o reconhecimento do Estado da Palestina por parte da Suécia, sublinhando que esta resolução irá fortalecer os extremistas muçulmanos.
Mundo
Israel condena reconhecimento do Estado da Palestina pela Suécia
Reuters
"É uma decisão lamentável, que reforçará os elementos extremistas e a política de recusa dos palestinianos", disse num comunicado o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Avigdor Lieberman.
A iniciativa sueca provocou "grandes danos e não tem utilidade", acrescentou. A chefe da diplomacia sueca, Margot Wallström, anunciou hoje que o seu Governo reconheceu por decreto o Estado da Palestina.
Lieberman reiterou que as negociações entre israelitas e palestinianos deveriam, segundo Israel, preceder ao reconhecimento de um Estado da Palestina.
Iniciativas comos estas da Suécia "reforçam as exigências irrealistas dos palestinianos e diminuem a possibilidade de um acordo", segundo Lieberman.
O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Loefven, anunciou na sua primeira intervenção no parlamento, no início de outubro, que o seu país seria o primeiro da União Europeia, na Europa ocidental, a reconhecer o estado palestiniano.
Enquanto os palestinianos saudaram a iniciativa, Israel convocou o embaixador sueco para expressar a sua desilusão e protestar.
Há muito que Israel insiste que os palestinianos só podem ter o desejado estado através de negociações diretas e não através de outros canais diplomáticos.
Sete países membros da União Europeia, na Europa de leste e no Mediterrâneo, já reconheceram o estado palestiniano - Bulgária, Chipre, República Checa, Hungria, Malta, Polónia e Roménia. A Islândia, que não pertence à União Europeia, foi o único país da Europa ocidental que o fez até agora.
copiado  http://www.noticiasaominuto.com/mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...