O que o teste de míssil revela sobre o poder de ameaça da Coreia do Norte?


Homem observa tela de televisão mostrando trajetória de míssil lançado pela Coreia do Norte que atravessou pelo território japonês

O que o teste de míssil revela sobre o poder de ameaça da Coreia do Norte?Do UOL, em São Paulo



  • Homem observa tela de televisão mostrando trajetória de míssil lançado pela Coreia do Norte que atravessou pelo território japonês
Pela primeira vez, a Coreia do Norte lançou um míssil balístico de médio alcance projetado para transportar carga nuclear que voou sobre o Japão e caiu no norte do Oceano Pacífico, segundo as autoridades. O lançamento do míssil - provavelmente o que fez o trajeto mais longo - sobre o território de um aliado próximo dos EUA envia uma clara mensagem de desafio, enquanto Washington e Seul realizam exercícios de guerra na região.
Os chefes do Estado-Maior da Coreia do Sul disseram que o míssil percorreu 2.700 km e alcançou um máximo de 550 km enquanto viajava pela ilha japonesa de Hokkaido, ao norte do território japonês. A distância e o tipo de mísseis testados parecem demonstrar que a Coreia do Norte pode tem recursos para ameaçar com um ataque o território norte-americano de Guam. Além disso, estabelece um precedente potencialmente perigoso de lançar mísseis que poderiam sobrevoar o Japão.
Qualquer novo teste preocupa os EUA e seus aliados porque, a princípio, coloca a Coreia do Norte um passo mais perto de seu objetivo de possuir um arsenal de mísseis nucleares que possam atingir os EUA. O teste desta terça-feira (no horário local, noite de segunda-feira no horário de Brasília), no entanto, parece especialmente agressivo para Washington, Seul e Tóquio.
A Coreia do Norte realizou testes em um ritmo inusitadamente rápido neste ano - 13 vezes, segundo Seul - e alguns analistas acreditam que poderia ter mísseis nucleares ??de longo alcance viáveis antes do final do primeiro mandato do presidente dos EUA, Donald Trump, no início de 2021.
Seul diz que a Coreia do Norte lançou satélite sobre o Japão em duas outras ocasiões que lançou foguetes - em 1998 e 2009. O teste de míssil balístico, projetado para ataques militares, feito agora é inédito

ENTENDA O PROGRAMA DE MÍSSEIS NORTE-COREANO

A Coreia do Norte também decidiu não disparar seu míssil mais recente de um ângulo elevado, como ocorreu em lançamentos anteriores para evitar outros países. Além disso, o serviço de espionagem de Seul disse que o míssil lançado pela Coreia do Norte partiu de um local incomum: o aeroporto internacional em sua capital, Pyongyang.
A agência de espionagem da Coreia do Sul disse aos parlamentares em uma sessão fechada que a Coreia do Norte disparou o míssil de um aeródromo no aeroporto internacional de Pyongyang. Alguns observadores externos disseram que o lançamento de um míssil feito por um veículo móvel a partir de uma pista do aeroporto poderia demonstrar a capacidade da Coreia do Norte de disparar seus mísseis de qualquer lugar do país. Não ficou imediatamente claro o que o lançamento significava para os poucos voos civis que usam o aeroporto.
O exército sul-coreano está analisando se a Coreia do Norte lançou um Hwasong-12, um novo míssil de alcance intermediário que recentemente ameaçou disparar nas águas perto de Guam, que abriga uma importante base militar dos EUA que a Coreia do Norte considera uma ameaça.
O lançamento também é uma outra resposta a Trump, que sugeriu na semana passada que sua abordagem para a Coreia do Norte, que incluía ameaças para desencadear "fogo e fúria", significava que o líder Kim Jong-un "estava começando a nos respeitar".
O míssil não caiu perto de Guam, mas disparar um Hwasong-12 pouco depois de fazer ameaças ao território poderia ser uma forma da Coreia do Norte mostrar que pode realizar o ataque a Guam. O território está a 3.400 km da Coreia do Norte, mas militares sul-coreanos dizem que o Norte pode ter disparado seu mais recente míssil a uma distância mais curta.
O serviço de inteligência sul-coreana disse aos parlamentares que não está claro se o míssil disparado permaneceu intacto ao reentrar na atmosfera.
O primeiro disparo da Coreia do Norte sobre o território japonês foi em agosto de 1998, quando uma foguete de estágios múltiplos voou por cerca de 1.500 km antes de cair no Oceano Pacífico. Mais tarde, a Coreia do Norte disse que havia lançado um foguete. Depois de inicialmente dizer que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico, a Coreia do Sul, anos depois, disse que foi uma tentativa de lançamento espacial.
Outro disparo de foguete norte-coreano sobre o Japão ocorreu em abril de 2009 e, de novo, o país alegou que estava carregando um satélite. A Coreia do Norte disse que o lançamento foi um sucesso, mas o comando de defesa aeroespacial dos EUA disse que o satélite não atingiu a órbita. (Com a Associated Press)

XINGAMENTO E INDIRETAS MARCAM GUERRA VERBAL ENTRE EUA E COREIA DO NORTE

copiado https://noticias.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...