Termina o primeiro dia de prova do Enem; correção online começa em instantes
Chegou ao fim o primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017. Mais de 6 milhões de candidatos fizeram a prova em 12,4 mil localidades em todo o Brasil. A aplicação do exame foi encerrada às 19h (horário de Brasília) deste domingo.
- O UOL transmitirá ao vivo, em instantes, um debate entre professores do Curso Objetivo sobre o tema da redação e as questões de linguagens e ciências humanas. Acompanhe também no UOL a divulgação do gabarito extraoficial da prova e a correção online comentada das 90 perguntas do primeiro dia do exame.
A aplicação regular, iniciada às 13h30, teve 5 horas e 30 minutos de duração. Participantes com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição terão uma hora a mais, encerrando a prova às 20h. Deficientes auditivos e surdos que optaram pela Videoprova Traduzida em Libras, novidade desta edição, terão duas horas a mais e poderão fazer suas provas até 21h.
Os candidatos fizeram hoje as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação –que foi motivo de polêmica devido a uma ação judicial nos últimos dias. O segundo dia de provas acontece no próximo domingo (12), quando será a vez das provas de ciências da natureza e matemática.
O gabarito oficial dos dois dias de prova será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo Enem, no dia 16 de novembro.
Redação
Após disputa na Justiça, foi determinado que o candidato que desrespeitar os direitos humanos não terá nota zero na redação automaticamente, mas poderá perder pontos. A decisão é do STF (Superior Tribunal Federal). O MEC (Ministério da Educação) prometeu acatar.
Neste ano, o tema da redação foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Professores ouvidos pelo UOL avaliam que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acertou na escolha do tema, mas alertam que, por se tratar de uma proposta muito específica, o candidato que não estiva atento à temática pode ter fugido do assunto, erro que pode zerar a nota da redação.
Já candidatos ouvidos pela reportagem se dividiram sobre o tema: teve quem achou "tranquilo" e quem deixou a redação em branco.
Memes e atrasados
A proposta de redação também viralizou e virou meme nas redes sociais –internautas repercutiram com bom humor a dificuldade do tema na internet.
Tradição de cada edição do Enem, os atrasados também renderam memes: a hashtag #showdosatrasados virou "trending topics" do Twitter. Os atrasados ainda foram motivo para reunir mais de 200 pessoas em frente à Uninove, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo.
O grupo esperava atrasados com gritos de torcida e confetes –mas, no fim, apenas um homem chegou ao local após o fechamento dos portões, dando risada e sendo abraçado por integrantes de um programa humorístico de televisão.
No Rio de Janeiro, o jornalista chinês Mario Zhang foi a um local de prova à procura de atrasados do Enem. Segundo ele, na China também são populares as fotos de estudantes correndo para não perder o exame nacional. "A diferença é que o exame aqui é muito mais longo. São cinco horas de prova, lá são só duas horas e meia", disse.
Acesso ao ensino superior
Mais da metade dos alunos (57,7%) já utiliza a nota do Enem para ingressar no ensino superior público do país.
A prova passou a ser adotada como vestibular em 2009 e, ano a ano, conquista mais adesão entre faculdades públicas e privadas. Através do Prouni (Programa Universidade Para Todos), candidatos podem concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas; pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a disputa é para vagas em instituições públicas de todo o país.
Na rede pública, o uso é mais disseminado nas 63 universidades federais --todas usam o exame como processo seletivo ou parte dele.
A nota do Enem também pode ser utilizada para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que financia cursos superiores pagos.
copiado https://educacao.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário