Tensão no protesto palestino Fotógrafo tem arma apontada no rosto por agente israelense infiltrado

Agente israelense, infiltrado em um protesto palestino, aponta arma para fotógrafo da agência Reuters durante manifestação próximo a Ramallah, na Cisjordânia
REUTERS/Mohamad Torokman
 Tensão no protesto palestino Fotógrafo tem arma apontada no rosto por agente israelense infiltrado 

Fotógrafo tem arma apontada no rosto por agente israelense infiltrado em protesto palestino

Do UOL, em São Paulo
  • 13.dez.2017 - Agente israelense, infiltrado em um protesto palestino, aponta arma para fotógrafo da agência Reuters durante manifestação próximo a Ramallah, na Cisjordânia
    13.dez.2017 - Agente israelense, infiltrado em um protesto palestino, aponta arma para fotógrafo da agência Reuters durante manifestação próximo a Ramallah, na Cisjordânia
O fotógrafo Mohamad Torokman, da agência Reuters, registrou o momento exato em que teve uma arma apontada para seu rosto por um agente israelense infiltrado durante um protesto palestino próximo à cidade de Ramallah, na Cisjordânia, na última quarta-feira (13).
Torokman, que fotografa as tensões na região há quase 20 anos, registrava a manifestação de centenas de palestinos, contrários à decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, próximo ao assentamento judeu de Beit El. Alguns manifestantes queimaram pneus e outros atiravam pedras nas tropas israelenses, sem imaginar a retaliação que estava por vir.
"Os agentes infiltrados estavam posando como manifestantes palestinos, atrás dos que estavam atirando pedras. De repente, eles começaram a disparar suas pistolas para o ar e bombas de efeito moral ao mesmo tempo", disse.

VEJA O MOMENTO EM QUE OS AGENTES INFILTRADOS INICIAM A OPERAÇÃO

Em seguida, ele viu oito agentes iraelenses usando véus islâmicos e a bandeira palestina como máscaras detendo os manifestantes.
Torokman continuou fotografando e capturou o momento em que um dos agentes rapidamente apontou a arma para ele enquanto prendia um homem.
"Ele gritou para mim e me mandou sair. Obedeci, por minha própria segurança, e saí rapidamente", disse Torokman, classificando o momento como "aterrorizante".

Infiltrados são semelhantes fisicamente aos palestinos

O momento foi registrado também pela agência AFP, em vídeo, em um local mais distante.
Os soldados israelenses que estavam mais distantes se aproximaram correndo ou a bordo de veículos, forçando os manifestantes a fugir. As imagens do cinegrafista e do fotógrafo da AFP mostram a prisão de três palestinos.
REUTERS/Mohamad Torokman
Agente infiltrado de Israel, disfarçado com bandeira palestina, prende manifestante
Os infiltrados passaram despercebidos entre os manifestantes. As forças israelenses recorrem a esses agentes, conhecidos como "mustaribine" (literalmente "aqueles que se disfarçam como árabes"), em protestos na Cisjordânia, ou em Jerusalém.
Esses "mustaribines" são judeus, árabes-israelenses, drusos ou beduínos, falam árabe como os palestinos e são fisicamente semelhantes. Geralmente se misturam entre a multidão e até jogam pedras contra os soldados.
Três palestinos ficaram feridos durante a confusão em Bet El, segundo os hospitais da região.
Desde o anúncio, em 6 de dezembro, pelo presidente americano Donald Trump do reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel, as manifestações - relativamente limitadas como um todo - se repetem diariamente nos territórios palestinos.
Grande parte da comunidade internacional nunca reconheceu Jerusalém como a capital do Estado judeu e considera que seu status deve ser negociado. (Com Reuters e AFP)


copiado https://educacao.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...