Novo líder paraguaio pede compreensão a vizinhos

Novo líder paraguaio pede compreensão a vizinhos
O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, pediu na sexta-feira aos líderes vizinhos, em particular aos parceiros da Mercosul, que "entendam" a situação criada no país e que aceitem que fará "o...

O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, pediu na sexta-feira aos líderes vizinhos, em particular aos parceiros da Mercosul, que "entendam" a situação criada no país e que aceitem que fará "o maior dos esforços" para a normalizar.
Numa conferência de imprensa, Federico Franco anunciou as suas primeiras nomeações designando Carmelo Caballero para assumir a pasta do Interior e a José Félix Fernández Estigarribia a dos Negócios Estrangeiros.
O objetivo é deixar claro a mensagem de que o Paraguai tem "um ?norte' que orienta a sua política externa", bem como a vontade do novo governo em "devolver a segurança aos cidadãos", defendeu.
Federico Franco fez ainda referência à cimeira da Mercosul que se aproxima, dando a entender que não vai participar porque "o mais importante é ficarmos a organizar a casa", indicando que "se necessário irá o ministro dos Negócios Estrangeiros".
"O mais importante é manter as relações com os países vizinhos", observou.
Com efeito, os mais recentes desenvolvimentos políticos no Paraguai não têm sido bem recebidos com a destituição de Lugo a ser vista pelos países vizinhos como um "golpe de Estado".

Os governos da Argentina, Equador, Bolívia, República Dominicana e Venezuela foram alguns dos que já afirmaram não reconhecer o novo chefe de Estado.
Entretanto, segundo Franco, as restantes nomeações do executivo vão demorar "algum tempo", mesmo falando com os ministros que continuam em funções depois da destituição de Fernando Lugo.
Franco afirmou que gostaria de formar um "gabinete multicolor" com "os melhores paraguaios, sem ter em conta a sua afiliação política", pela primeira vez na História do país.
Uma solução "imediata" para o conflito figurou precisamente como primeira promessa do governante que, entretanto, também deu ao seu antecessor "o tempo que precisar" na residência presidencial até organizar a sua mudança, bem como "as garantias constitucionais que lhe correspondem".
O liberal Federico Franco, ex-vice-presidente, assume a Presidência do Paraguai após a destituição de Fernando Lugo, aprovada por 39 senadores do país, com apenas quatro votos contra.

Fotografia © REUTERS/Jorge Adorno
Frederico Franco ficará na presidência até agosto de 2013, data em que acabaria o mandato de Lugo.
Em abril serão realizadas novas eleições presidenciais.COPIADO : http://www.dn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...