Enem 2013 – Erros e acertos No próximo final de semana, os candidatos farão a prova do Enem 2013.

País - Sociedade Aberta

Enem 2013 – Erros e acertos

Jornal do BrasilLetícia Bechara*
A data do exame se aproxima. No próximo final de semana, os candidatos farão a prova do Enem 2013. Há muito por trás desse teste. De suas funções, o Enem se presta a ser uma forma de entrada nas universidades federais. Mais de 70 universidades utilizam o modelo como forma de ingresso, parcial ou total. Interessante observar que dos 5,7 milhões de alunos inscritos neste ano, 56% já concluíram o ensino médio. Isso quer dizer que enxergam no exame a possibilidade de ingressar no ensino superior gratuito e de qualidade (com o valor da taxa de inscrição quase 70% menor que das universidades estaduais – R$ 35,00/ R$ 120,00).
Penso que, se o acesso à universidade pública fosse mais democratizado, o número de pessoas com nível superior no Brasil seria muito diferente. Apenas 26,2% dos alunos inscritos irão concluir o ensino médio em 2012, o que pode significar que boa parte dos formandos irão optar por outras universidades que não aderem ao sistema, como a USP.
Mais de 600 mil alunos irão realizar o exame com o objetivo que conseguir a certificação de conclusão do ensino médio. O que leva a crer que nosso Ensino Médio é ainda muito excludente, e que muitos se perdem no caminho e quando se dão conta da importância da certificação, enxergam no exame a possibilidade de dar continuidade aos estudos e acessar o ensino superior.
Entre erros e acertos das últimas edições, chegamos perto do exame sem maiores ocorrências. O ministro Aloizio Mercadante afirmou que “medidas de segurança do Enem foram reforçadas” para evitar vazamentos e problemas. Os erros do passado serviram de experiência para o processo se tornar mais seguro e dar mais confiança aos alunos participantes. Estes irão experimentar neste fim de semana um teste de suas habilidades e competências, reflexo do aprendizado dos três anos que frequentaram o ensino médio.
O momento da prova engloba outras questões também, como o preparo, concentração, técnica e controle da ansiedade. Essa combinação pode resultar em erros e acertos. Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 28 de dezembro e, a partir de janeiro de 2013, os alunos poderão se inscrever para o processo de seleção unificado (Sisu).
Pense no Enem como uma experiência, a primeira de muitas outras que virão ao longo da carreira profissional. E encare o momento como mais um processo de aprendizado. Some mais uma bagagem nesse percurso que está só começando!
Boa prova.

* Leticia Bechara, mestre em educação, é coordenadora do Vestibular e Relacionamento da Trevisan Escola de Negócios.  COPIADO  http://www.jb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...