Joe Biden, o homem que levou experiência para a Casa Branca de Obama


WASHINGTON (AFP) Joe Biden, que aspira conservar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos, é um político de longa data e que levou habilidade e experiência ao governo de Barack Obama, qualidades às vezes ofuscadas por sua propensão para cometer gafes.
Homem sorridente que completará 70 anos em 20 de novembro, representou por 36 anos ininterruptos o estado de Delaware (leste) no Senado americano, onde por muito tempo dirigiu a comissão das Relações Exteriores, antes de Obama o designar como seu vice-presidente.
No Senado, defendeu limitar as armas estratégicas com a União Soviética e criticou a guerra contra o Iraque, apesar de ter apoiado o conflito por um breve tempo. Já no governo, teve um papel importante na definição da política de Barack Obama para Iraque e Afeganistão.
Joseph Robinette Biden Junior, um católico filho de vendedores de automóveis da Pensilvânia (leste), é ligado às classes populares. Ele é considerado por muitos um paladino dos programas sociais e dos direitos dos homossexuais.
Foi o primeiro integrante de sua família a obter um diploma universitário e foi eleito senador aos 29 anos em 1972.
Os eleitores apreciam seu estilo direto, piadista e sua tendência de não ser guiado por discursos escritos, apesar dos problemas que isto já criou para ele.
Em agosto, afirmou que as proposta do candidato à presidência republicano Mitt Romney sobre os bancos voltariam a colocar "correntes nos pés" dos americanos, em um evento no antigo estado escravagista de Virginia (leste).
Dois meses depois afirmou que a classe média foi "devastada nos últimos quatro anos", ou seja, durante o governo de Obama, o que foi aproveitado pelos republicanos, que rapidamente felicitaram Biden por dizer uma grande verdade.
O início de sua carreira política foi marcada pela tragédia: pouco depois de sua primeira eleição, antes do Natal, sua mulher e sua filha de 13 meses morreram em um acidente de trânsito. Apenas os dois filhos homens sobreviveram, Beau e Hunter.
Ele também tem uma filha de 27 anos, Ashley, com a segunda esposa, Jill, professora universitária.
Biden tentou, sem sucesso, a candidatura à presidência em 1987 e voltou a tentar a sorte em 2007, mas abandonou a disputa ao ficar evidente que a luta pela candidatura democrata seria uma batalha entre Barack Obama e Hillary Clinton, seus colegas no Senado. COPIADO http://www.afp.com/pt/home

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...