Saúde Crianças infetadas com vírus raro suscitam preocupação nos EUA

15:56 - 01 de Outubro de 2014
Crianças infetadas com vírus raro suscitam preocupação nos EUA

Saúde Crianças infetadas com vírus raro suscitam preocupação nos EUA

Centenas de crianças infetadas com uma estripe rara de um enterovírus foram admitidas nos serviços de urgência norte-americanos durante as últimas semanas, apresentando dificuldades respiratórias e, em certos casos, cansaço muscular.
Mundo
Crianças infetadas com vírus raro suscitam preocupação nos EUA
Lusa
Estes casos estão a suscitar grande preocupação junto das entidades de saúde norte-americanas.
Os Centros para o controlo e prevenção de doenças (CDC) identificaram entre meados de agosto e 30 de setembro em 41 Estados norte-americanos, incluindo na capital federal Washington, 472 casos de infeções respiratórias causadas pelo enterovírus EV-D68, identificado pela primeira vez em 1962 na Califórnia. A incidência deste enterovírus, que se encontra no sistema digestivo, é bastante rara.
Nenhuma morte foi registada até à data, precisaram os centros.
Os primeiros casos foram observados em agosto último na região centro-oeste dos Estados Unidos (Middle West, na designação em inglês), mas a infeção rapidamente se propagou a grande parte do país, atingindo mesmo o Canadá.
Num único hospital do Colorado (oeste), mais de 900 crianças que apresentavam dificuldades respiratórias foram tratadas entre 18 de agosto e os primeiros dias de setembro.
"A maioria das crianças ficou doente com a infeção causada pelo EV-D68. Em Missouri e Illinois, por exemplo, tinham dificuldade em respirar e produziam ruídos devido a infeção nas vias respiratórias", referiu Susan Gerber, epidemiologista do CDC de Atlanta.
A mesma especialista indicou que "um grande número de crianças sofria de asma".
A 26 de setembro, os CDC analisaram no Colorado um grupo de 10 crianças, com uma idade média a rondar os oito anos, em que vários tinham sido infetados pela rara estripe do EV-D68. Alguns apresentaram sintomas neurológicos com um cansaço muscular, registando uma espécie de paralisia.
De acordo com um hospital local, estes sintomas não estão provavelmente relacionados com a poliomielite (doença infeciosa que ataca as células da medula espinhal, e leva, por vezes, à paralisia, também conhecida por paralisia infantil), uma vez que oito dos dez tinham sido vacinados.
O enterovírus EV-D68 é da mesma família do vírus responsável pela poliomielite, mas geralmente não provoca os sintomas da doença.
Um enterovírus é designação genérica dada a um grande grupo de vírus da família Picarnaviridae, possuidores de ácido ribonucleico, e que se podem encontrar no tubo digestivo do homem e de outros mamíferos. Alguns enterovírus podem provocar infeções respiratórias e digestivas nervosas centrais.
  copiado  http://www.noticiasaominuto.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...