Terceiro dia de confrontos em cidade iraquiana

01/01/2014 - 16:25
Ramadi (Iraque) (AFP)
Pelo terceiro dia consecutivo foram registrados nesta quarta-feira confrontos entre as forças de segurança iraquianas e grupos de homens armados na cidade de Ramadi, 100 km a oeste de Bagdá.
Quatro delegacias de polícia foram queimadas, constatou um jornalista da AFP, que também viu dois veículos militares destruídos pelo fogo.
Os confrontos começaram segunda-feira após o desmantelamento pelas forças de segurança de um acampamento de opositores sunitas em Ramadi, que tinha sido erguido há um ano para protestar contra as políticas do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, um xiita que é acusado de marginalizar os sunitas.
Pelo menos 13 militantes e um soldado foram mortos em confrontos violentos entre segunda e terça-feira.
O primeiro-ministro declarou na terça-feira que o exército iria retirar-se das cidades da província de Al Anbar, da qual Ramadi é a capital, em uma tentativa de impedir uma escalada da violência.
Esta retirada foi uma das exigências dos 44 deputados que renunciaram segunda-feira à noite após o desmantelamento do acampamento, descrito por Maliki como "quartel-general da Al-Qaeda".
Em um gesto para tentar acalmar os ânimos em Al-Anbar, o governo anunciou na terça-feira o envio de ajuda à província, tais como alimentos, combustível e medicamentos.
Para o primeiro-ministro iraquiano, o desmantelamento do acampamento representa uma vitória relativa, embora possa atiçar a ira da comunidade sunita.copiado  http://www.afp.com/pt/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...