Platini perto de anunciar candidatura à Presidência da Fifa

  • 27/08/2014 - 23:31

    Platini perto de anunciar candidatura à Presidência da Fifa



    O presidente da Uefa, Michel Platini
    Michel Platini, presidente da Uefa, deve decidir nesta quinta-feira se será candidato à eleição presidencial da Fifa, que acontecerá em maio de 2015.
    O francês de 59 anos informará a decisão na quinta-feira aos representantes das 54 federações europeias, antes da realização do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que será realizado no mesmo dia, em Mônaco.
    "As federações europeias querem que eu dê uma resposta o quanto antes, e o farei no sorteio da Liga dos Campeões", garantiu Platini, em junho.
    A eleição para presidente da Fifa acontecerá no dia 29 de maio de 2015, em Zurique, na Suíça.
    O ex-capitão da seleção francesa, porém, tem motivos para hesitar em se candidatar.
    Segundo as próprias palavras, Platini tem um laço "visceral" com a Uefa, a União das Federações Europeias de Futebol, que ele comanda desde 2007 após uma eleição apertada, antes de ser reeleito de maneira triunfal em 2011.
    Platini afirmou em 2013 que deixar a Uefa seria "doloroso", já que na entidade europeia conseguiu desenvolver suas ideais e colocá-las em prática.
    Por outo lado, como explicou em junho a dois jornalistas, um deles da AFP, Platini acredita que "a Fifa precisa de novos ares". Joseph Blatter, de 78 anos, preside a entidade desde 1998 e deve concorrer a um quinto mandato.
    Contra Blatter
    O ex-jogador da Juventus acabou com o G14, uma união dos principais clubes europeus, que queriam criar uma liga fechada, e abriu a Liga dos Campeões para países de menor tradição, introduzindo também o 'fair-play' financeiro (um clube não pode gastar mais do que arrecada), o que contribui para a redução das dívidas de alguns clubes.
    Na Uefa de Platini, novas ideias sempre são bem-vindas, como a decisão de sediar a Eurocopa-2020 em 13 países diferentes do continente.
    Como afirmou em março, durante o Congresso da Uefa no Cazaquistão, Platini sabe também que é "a única pessoa que pode derrotar Blatter".
    Jérôme Champagne, ex-vice-secretário geral da Fifa, foi o primeiro a apresentar candidatura para a presidência da entidade, mas, no papel, não tem chances de vencer.
    O ex-diplomata francês já afirmou que sairá da disputa se Blatter concorrer à reeleição.
    Caso Platini decidir lançar campanha eleitoral, sua candidatura não será meramente formal e ele terá chances reais de brigar com o mandatário suíço.
    "A única coisa que eu sei é que se eu entrar na briga, é para ganhar", declarou em junho, quando ainda não tinha tomado uma decisão.
    Se decidir não entrar na corrida pela presidência da Fifa, Platini já afirmou que fará oposição a Blatter na próxima eleição.
    "Não quero Blatter por mais um mandato. Não o apoiarei mais, acabou. Ele já sabe disso, eu falei", garantiu.
    copiado http://www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...