Relatório ONU acusa Assad e EI de crimes de guerra na Síria

Apoiantes dos jihadistas do Estado Islâmico perto da cidade de Raqqa
A comissão de investigação da ONU revela no seu relatório sobre a situação na Síria que todas as partes em conflito têm cometido crimes de guerra e crimes contra a humanidade. As forças do regime terão...

Relatório

ONU acusa Assad e EI de crimes de guerra na Síria

por Lumena Raposo
Apoiantes dos jihadistas do Estado Islâmico perto da cidade de Raqqa
Apoiantes dos jihadistas do Estado Islâmico perto da cidade de Raqqa Fotografia © Reuters
A comissão de investigação da ONU revela no seu relatório sobre a situação na Síria que todas as partes em conflito têm cometido crimes de guerra e crimes contra a humanidade. As forças do regime terão lançado barris com cloro sobre área civis e os jihadistas transfomaram as execuções sumárias num ato público comum das sextas-feiras.
No documento, de 45 páginas e feito a partir de 480 entrevistas ao longo de seis meses, é afirmado que as forças do regime de Damasco terão largado, a partir de helicópteros, barris explosivos sobre áreas civis; em oito desses dez "incidentes", aos explosivos terá sido adicionado cloro (gás tóxico).
Os jihadistas do Estado Islâmico (EI), por seu turno, utilizam as execuções públicas para impôr o seu domínio às populações. O dia escolhido para essas execuções sumárias (a tiro, por decapitação, lapidação ou flagelação) é a sexta-feira e as pessoas são aconselhadas, ou forçadas, a assistir. Após a execução, os corpos são largados na via pública ou crucificados.
Paulo Pinheiro, presidente da comissão de inquérito, ao apresentar o relatório não escondeu a sua impotência perante a inação do Conselho de Segurança da ONU que continua a não agir junto do Tribunal Penal Internacional (TPI) para que atue no caso da Síria.
Por seu turno, Carla Del Ponte também se insurgiu contra a atitude de inépcia da comunidade internacional.
Criada há três anos pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU, este é o oitavo relatório da comissão de inquérito da ONU sobre a Síria.
copiado  http://www.dn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...