PONTO FINAL Solto por Gilmar fez ameaças Em áudio, Rogério Onofre diz a empresários: “Vocês ainda não morreram porque eu quero receber” Decisão. Gilmar Mendes mandou soltar investigado que fez ameaças de morte a integrantes de esquema

PONTO FINAL

Solto por Gilmar fez ameaças




qa
Decisão. Gilmar Mendes mandou soltar investigado que fez ameaças de morte a integrantes de esquema

PUBLICADO EM 25/08/17 - 03h00
Rio de janeiro. O ex-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) do Rio Rogério Onofre foi solto no início da tarde de ontem após habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, mas o Ministério Público Federal pediu novamente a prisão do ex-gestor, suspeito de participar de um esquema de propina envolvendo o empresário Jacob Barata Filho, o “rei do ônibus” – também beneficiado por habeas corpus de Gilmar.
Os dois haviam sido presos na operação Ponto Final, que identificou fraudes no sistema de transportes do Rio de Janeiro. O novo pedido de prisão contra Onofre foi feito com base em um áudio em que o ex-gestor faz ameaças de morte a outros presos na operação e às famílias deles, no momento em que a Ponto Final ocorria. “O negócio aqui tá feio pro meu lado, cara. Eu não tenho dinheiro nem pra viajar, se você quer saber. Vê se você me arruma o meu dinheiro aí, dá um jeito, vocês não estão dando solução de nada, vocês não estão conversando, vocês têm imóveis aí, e não dão nada. Vocês não estão acreditando, rapaz, na sorte. Vocês ainda não morreram porque eu quero receber, mermão. Agora eu tô percebendo que vocês não vão pagar mesmo, aí então...”, diz Onofre, que já se tornou réu e é acusado de ter recebido R$ 44 milhões em propina entre 2010 e 2016.
As ameaças, segundo a investigação, foram feitas contra os empresários Guilherme Vialle e Nuno Coelho, detidos em um desdobramento da operação.
Em outro momento, o ex-presidente do Detro afirma que vai procurar os empresários: “Vou aí com meu pessoal essa semana aí. Dá um jeito aí. Dá um jeito que eu vou conversar com vocês aí, com você e com Nuno. Vou conversar de outra maneira. Vou conversar mais sério porque parece que vocês não estão nem aí”. De acordo com o MPF, o áudio “o comprova de maneira robusta os negócios espúrios que Onofre possuía com Guilherme e Nuno, como também revela de forma perturbadora as ameaças” feitas pelo ex-presidente do Detro.
Em depoimentos após serem presos, Vialle e Coelho também relataram ameaças. Segundo Coelho, Onofre disse que sabia onde ele e a família de Vialle moravam, porque já havia “investigado”. O empresário disse que a casa do colega estava sendo vigiada por “capangas armados”. De acordo com Vialle, Onofre teria dito que, antes de matá-lo, iria “torturá-lo”.
Ontem, a defesa de Rogério Onofre negou que ele tenha ameaçado os empresários e afirmou que “o Ministério Público realiza uma tentativa desesperada” de manter o cliente preso.

Prisão. O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, recebeu ontem do MPF o pedido de nova prisão de Onofre, mas decidiu encaminhá-lo a Gilmar Mendes, diante dos repetidos habeas corpus que o ministro do STF tem concedido a presos da Ponto Final. Gilmar, contudo, se esquivou. Em um ofício, o ministro disse que a responsabilidade sobre a nova prisão de Onofre é de Bretas, o “juiz de origem”, uma vez que há novos fatos e fundamentos jurídicos.
 
copiado http://www.otempo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...