Trump assina lei que impõe sanções contra a Rússia Sansões aprovadas por Trump são uma represália pela suposta interferência russa nas eleições americanas de 2016

Lei promulgada pelo presidente americano também sanciona o Irã e a Coreia do Norte / Foto: AFP



















Lei promulgada pelo presidente americano também sanciona o Irã e a Coreia do Norte
Foto: AFP
AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promulgou nesta quarta-feira (2) a lei aprovada no Congresso que impõe novas sanções econômicas contra a Rússia por sua suposta interferência nas eleições americanas de 2016, informou a Casa Branca.
No geral, Trump promulga leis em cerimônias no Salão Oval, na presença de legisladores e da imprensa. Desta vez, assinou o texto a portas fechadas, longe de testemunhas. 
Desde que assumiu o poder, o governo de Trump tem sido afetado pelas denúncias de cumplicidade de seu comitê de campanha com a Rússia para derrotar a democrata Hillary Clinton.
A lei promulgada pelo presidente americano também sanciona o Irã e a Coreia do Norte.
À frente da Casa Branca, Trump tentou melhorar publicamente as relações com a Rússia, mas o Congresso decidiu, por uma maioria esmagadora, aplicar as sanções ao seu tradicional adversário.



Os legisladores introduziram um mecanismo que os permitiria fazer valer a lei mesmo em caso de veto do presidente republicano, deixando-o sem alternativa.
A lei também confere  aos congressistas o direito de intervir caso Trump decida suspender as sanções vigentes contra a Rússia.
No último domingo, o presidente russo Vladimir Putin anunciou que 755 diplomatas deveriam deixar o território russo em resposta à adoção das novas sanções.
Com essa medida, os dois países teriam o mesmo número de diplomatas em suas respectivas representações, 455 pessoas.  

copiado http://jconline.ne10.uol.com.br/canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...