Trump deve aprovar em breve novas sanções contra a Rússia, indica vice Congresso americano recebe relatório sobre casos de pedofilia na polícia afegã

Trump deve aprovar em breve novas sanções contra a Rússia, indica vice

AFP/Arquivos / YURI GRIPAS(Arquivo) O presidente americano, Donald Trump
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou nesta terça-feira que Donald Trump deve aprovar "em breve" as novas sanções contra a Rússia, assunto que tem provocado grande tensão entre os dois países há uma semana.
"O presidente Trump assinará em breve o texto sobre as sanções", declarou Pence em uma visita a Tbilisi, capital da Geórgia, país que aspira aderir à Otan e à União Europeia.
As novas sanções econômicas foram votadas de foram quase unânime pelas duas câmaras do Congresso dos Estados Unidos na semana passada.
A Rússia respondeu impondo uma redução drástica do pessoal que trabalha em missões diplomáticas americanas em seu território.
Pence também denunciou a "ocupação" de parte do território georgiano pela Rússia, depois de uma guerra que opôs os dois vizinhos no verão de 2008.
O vice-presidente reiterou o apoio dos Estados Unidos a esta ex-república soviética, que chamou de "parceiro estratégico" na região.
Uma breve guerra entre a Geórgia e a Rússia em agosto de 2008 terminou com o reconhecimento por Moscou da independência de duas repúblicas separatistas, a Ossétia do Sul e Abecásia.
Depois de sua visita à Geórgia, Pence viaja para Montenegro, que aderiu à Otan em 5 de junho, última etapa de sua turnê que começou nos países bálticos.

Congresso americano recebe relatório sobre casos de pedofilia na polícia afegã

AFP/Arquivos / AREF KARIMI(Arquivo) Uma das principais questões abordadas pelo relatório é o Bacha Bazi
Um órgão americano responsável por examinar o papel de Washington no Afeganistão enviou ao Congresso um relatório secreto sobre os casos de abusos sexuais contra menores de idade por parte das forças de segurança afegãs.
De acordo com o escritório do Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR, na sigla em inglês), as autoridades de Cabul fracassam na tentativa de acabar com a exploração sexual de menores.
Uma das principais questões abordadas pelo relatório é o Bacha Bazi - "jogo de crianças", uma prática muito frequente de escravidão sexual de meninos - e se o governo americano estaria fazendo vista grossa para o tema.
"As autoridades afegãs são cúmplices, especialmente na exploração sexual e recrutamento de crianças por parte das forças afegãs", afirma o SIGAR.
Além disso, o relatório indica que o governo afegão não conseguiu identificar ou ajudar as vítimas. Em alguns casos, prende e processa traficantes de pessoas.
"Os esforços para proteger as vítimas são inadequados. Com exceção de um abrigo do governo para as vítimas de maus-tratos, todos os demais estavam fechados no período em que foi realizado o relatório", completa o SIGAR.
Nem o Pentágono nem o governo afegão responderam as perguntas da AFP sobre o estudo.
O costume afegão não considera o Bacha Bazi homossexualidade, em consequência da segregação de sexos no país.
A tradição permite usar jovens como escravos sexuais como símbolo de poder. Eles são vestidos como mulheres, maquiados e dançam para homens que abusam dos menores.
O presidente Ashraf Ghabi estimulou este ano um projeto de lei para punir os abusos, mas o governo ainda não informou quando a medida entrará em vigor.
As autoridades decidiram atuar e preparar um marco legal para punir o costume depois que a AFP revelou no ano passado como os talibãs usam o Bacha Bazi para infiltrar-se na polícia.
copiado  https://www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...