Atenção - Importante para todas as idades.Cientec aborda importância do livro e da leitura.

  No dia 29 de outubro é comemorado em todo o Brasil, o Dia Nacional do Livro.

Cientec aborda importância do livro e da leitura

Data: 25 outubro 2012 - Hora: 17:46 - Por: Portal JH

Seminário discutiu a elaboração dos Planos Municipais do Livro e Leitura. Foto: Wellington Rocha
No dia 29 de outubro é comemorado em todo o Brasil, o Dia Nacional do Livro, oportunidade de resgatar a importância do livro e da leitura para o desenvolvimento da sociedade e formação intelectual do indivíduo. Além de levar o conhecimento de geração a geração, o livro é fundamental na disseminação do conhecimento em uma mesma geração. A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, uma vez que através dela podemos enriquecer o vocabulário, obter maiores conhecimentos, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Nesse contexto, projetos educacionais desenvolvidos por universitários do Estado, expostos durante a 18ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da UFRN, atraem inúmeros visitantes curiosos com o objetivo de despertar para o mundo da leitura. Uma das atrações da exposição da Cientec é o mundo dos quadrinhos e da leitura apresentados na 2ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (Fliq).
A Fliq tem em sua raiz o estímulo à leitura e à produção literária. Com uma programação repleta de oficinas, mesas de debates e bate papo com autores potiguares e nacionais, a feira ainda traz a presença de desenhistas e ilustradores, oportunidade de leituras de obras, lançamento de livros e quadrinhos e ainda um espaço de sebo para venda de algumas obras literárias.
“A Feira de Livros e Quadrinhos de Natal faz parte do Circuito Potiguar do Livro, formado também pelas feiras de Mossoró, que está em sua oitava edição, e pela feira do Seridó, que realizou a terceira edição em Caicó. São eventos abertos ao público, com uma participação muito grande do pequeno leitor, que são as crianças e participação de escolas públicas e privadas do Estado, possibilitando o incentivo à leitura e à produção literária”, disse Osni Damásio, um dos diretores da Fliq.
A programação da Fliq inclui mais de 50 horas de ações culturais, sendo realizadas das 8h às 22h, até o dia 26 de outubro. Para Osni, a associação da Feira de Livros com a Cientec fez com que a promoção e incentivo à leitura crescessem, alcançando um público diversificado. “Nós estamos formando novos leitores. Infelizmente Natal não tem grandes eventos culturais, mas a cada ano estão sendo realizadas mais feiras literárias nacionalmente”, aponta.
Plano Nacional do Livro e Leitura
Com o objetivo de sensibilizar o Estado e municípios do Rio Grande do Norte a iniciar o processo de elaboração de seus planos do Livro e Leitura, foi realizado na manhã desta quinta-feira o Seminário ‘Fomentando o debate sobre os Planos Municipais do Livro e Leitura’, evento realizado dentro da programação da Fliq, com a presença de representantes do governo federal, estadual e do Ministério da Cultura.
O Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL) foi instituído em 2006 por iniciativa do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação. É um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no País, empreendidos pelo Estado, em âmbito federal, estadual e municipal, e pela sociedade.
“O Governo Federal lançou o PNLL como um conjunto de metas a serem cumpridas pelos governos estaduais e municipais para fortalecer o acesso ao livro e leitura em nosso País. Este seminário realizado na Fliq tem o objetivo de levar esse debate aos gestores públicos”, disse Fátima Bezerra, deputada federal e coordenadora da frente parlamentar no Congresso Nacional do Livro e da Leitura.
De acordo com a deputada, a elaboração dos Planos Municipais do Livro e da Leitura garante maior investimento federal nos projetos culturais. “A partir do momento em que os gestores elaboram os planos municipais, poderão captar recursos através de editais e ações do Ministério da Cultura para recuperação e construção de novas bibliotecas, investimento no Programa Agentes da Leitura e renovação do acervo bibliográfico, por exemplo”, explica a parlamentar.
COPIADO  http://www.ejornais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...