Estação Espacial Internacional Sanções podem atingir astronautas dos EUA, diz Rússia


Estação Espacial Internacional
A equipa da expedição 39 da EEI é composta pelo japonês Koichi Wakata (frente dir.), o norte-americano Steve Swanson (frente esq.), os russos Oleg Artemyev, Alexander Skvortsov e Mikhail Tyurin e o norte-americano Rick Mastracchio (atrás da esq. para a dir.)

Sanções podem atingir astronautas dos EUA, diz Rússia


Os Estados Unidos "expuseram" os seus astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI) ao adotar sanções contra Moscovo que podem interferir no sector espacial russo, declarou hoje o vice-primeiro-ministro...

por AFP, editado por Ana Meireles
A equipa da expedição 39 da EEI é composta pelo japonês Koichi Wakata (frente dir.), o norte-americano Steve Swanson (frente esq.), os russos Oleg Artemyev, Alexander Skvortsov e Mikhail Tyurin e o norte-americano Rick Mastracchio (atrás da esq. para a dir.)
A equipa da expedição 39 da EEI é composta pelo japonês Koichi Wakata (frente dir.), o norte-americano Steve Swanson (frente esq.), os russos Oleg Artemyev, Alexander Skvortsov e Mikhail Tyurin e o norte-americano Rick Mastracchio (atrás da esq. para a dir.) Fotografia © NASA
Os Estados Unidos "expuseram" os seus astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI) ao adotar sanções contra Moscovo que podem interferir no sector espacial russo, declarou hoje o vice-primeiro-ministro Dmitri Rogozine, citado pela agência Interfax.
"Se eles querem atingir o sector espacial russo, eles vão automaticamente, por consequência, expor os seus astronautas da Estação Espacial Internacional", declarou Rogozine.
A naves russas Soyuz são, desde a paragem das naves espaciais norte-americanas, a única forma de levar e trazer pessoas e equipamentos da EEI.
"Honestamente, eles começam a enervar-nos com as suas sanções e não entendem que vão ser atingidos por elas", disse ainda o vice-primeiro-ministro russo.
Os Estados Unidos anunciaram na segunda-feira, no âmbito de uma nova série de sanções contra Moscovo, que iriam rever as condições de autorização de exportação para a Rússia de alguns equipamentos de alta tecnologia susceptíveis de terem uso militar.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Riabkov, admitiu hoje numa entrevista ao site gazeta.ru que estas sanções podem afetar o sector de lançamento de naves espaciais. Este responsável acusou ainda os Estados Unidos de voltar às práticas da Guerra Fria, quando o Ocidente aplicou um embargo à exportação de equipamentos de alta tecnologia para a União Soviética.
 A Estação Espacial Internacional está atualmente sob o comando do japonês Koichi Wakata. Cinco outros astronautas - três russos e dois norte-americanos - estão em missão a bordo a EEI. 
  COPIADO  http://www.dn.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...