Taiwan Protesto antinuclear dispersado com canhões de água

Taiwan
Protesto antinuclear dispersado com canhões de água

Protesto antinuclear dispersado com canhões de água


Um protesto antinuclear que ocupou uma das mais principais avenidas de Taipé, e que demorou a desmobilizar, foi dispersado esta madrugada com canhões de água.

por Lusa
Protesto antinuclear dispersado com canhões de água
Fotografia © REUTERS/Minshen Lin
Um protesto antinuclear que ocupou uma das mais principais avenidas de Taipé, e que demorou a desmobilizar, foi dispersado esta madrugada com canhões de água.
O protesto, que contou com o apoio do opositor Partido Democrata Progressista (PDP), foi iniciado na noite de sexta-feira com uma concentração perto do gabinete presidencial e motivou manifestações no sábado e no domingo no centro de Taipé. Os contestatários da energia nuclear apoiavam o ex-presidente do PDP, Lin Yi-hsiung, de 73 anos, em greve de fome contra a construção da quarta central nuclear da ilha, e pediam a interrupção das obras, assim como a redução da exigência de participação de 50% do eleitorado para declarar válido um referendo.
A construção de uma quarta central nuclear em Taiwan tem sido objeto de um intenso debate político na ilha, desde que arrancou em 1999, e o Governo decidiu no início de 2013 lançar um referendo para procurar resolver a questão. Este fim-de-semana, após uma reunião com o Presidente, Ma Ying-jeou, o primeiro-ministro, Jiang Yih-hua, anunciou que a construção da quarta central nuclear iria ser suspensa e que o futuro da mesma seria decidido em referendo. Jiang Yih-hua prometeu que não se iria avançar na construção, embora continuassem em curso os testes de segurança, mas os grupos em protesto continuaram a pedir mais pormenores e que o primeiro-ministro fizesse o anúncio "em nome do Governo".
A polícia começou a dispersar os manifestantes pelas 3:00 de domingo (20:00 de sábado em Lisboa) e perante a resistência em desocupar a Avenida Zhongxiao, uma das principais artérias de Taipé, começou uma hora mais tarde a usar canhões de água. Depois de confrontos esporádicos, os manifestantes abandonaram a zona. Atualmente, 19% das necessidades energéticas de Taiwan são cobertas com a energia gerada pelas três centrais nucleares da ilha.
     COPIADO  http://www.dn.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...