Como matar os seus sonhos. Cinco maneiras de destruir bons projetos

Como matar os seus sonhos. Cinco maneiras de destruir bons projetos

:
Todos queremos inventar um produto divisor de águas, abrir uma empresa de sucesso, escrever um livro que atinja recordes de venda. Porém, pouquíssimos de nós alcançam esses objetivos. A empresária Bel Pesce desfaz cinco mitos, fáceis de acreditar, que fazem com que os projetos dos seus sonhos nunca se realizem.2 de Abril de 2015 às 14:43



Vídeo: TED – Ideas Worth Spreading
Tradução: Gustavo Rocha. Revisão: Túlio Leão

A brasileira Bel Pesce deixou o Brasil para estudar no MIT - Massachussetts Institute of Technology.Mas após um bem sucedido estágio no Silicon Valley – a capital mundial da informática - ela retornou a seu país cheia de ideias para inspirar os outros a transformar seus sonhos em realidade.
Embora jovem, Bel Pesce trabalhou em grandes empresas de tecnologia – na Microsoft, na Microsoft Touchless e no Google, onde colaborou para melhorias no Google Translate. Também trabalhou na área financeira do Deutsche Bank, e ajudou a lançar várias startups - mais notavelmente , a plataforma de vídeo Ooyala e Lemon Wallet, um aplicativo que reproduz o conteúdo de sua carteira em seu telefone.

Bel Pesce
Bel Pesce

Mas é no seu mais recente empreendimento que Bel Pesce está investindo todo o seu talento e saber. Ela abriu uma escola, FazINOVA , que se dedica a ajudar os estudantes - tanto em cursos ao vivo em São Paulo, quanto online – a perseverar em direção a seus próprios sonhos e ambições. A escola tem crescido muito desde a sua criação em 2013.
Bel Pesce é também autora de três livros: The Brazilian girl of Silicon Valley, Superheroes: Wanted, e The Girl from Silicon Valley 2. Ela foi nomeada como uma das “100 pessoas mais influentes do Brasil” pela Revista Época .

Vídeo:

Tradução integral da palestra de Bel Pesce no TED:
Nos últimos anos eu me dediquei a entender como as pessoas alcançam seus sonhos. Quando pensamos nos sonhos que temos, e a marca que queremos deixar no universo, é impressionante ver o que há em comum entre os sonhos que temos e os projetos que nunca acontecem. (Risos) Estou aqui hoje para falar para vocês sobre cinco maneiras de como não correr atrás de seus sonhos.
Um: acredite em sucesso da noite para o dia. Vocês conhecem a história, né? O cara técnico cria um aplicativo mobile e vende bem rápido por muito dinheiro. Bem, essa história pode parecer real, mas aposto que está incompleta. Se investigarmos a fundo, o cara já criou 30 aplicativos antes e ele fez um mestrado sobre o assunto, um Ph.D. Ele vem trabalhando nisso por 20 anos.
Isso é bem interessante, eu mesma tenho uma história no Brasil que as pessoas acham que foi sucesso da noite para o dia. Eu venho de uma família humilde, e dois dias antes do prazo para se candidatar ao MIT, comecei minha inscrição. E pronto! Eu fui aceita. As pessoas podem achar que foi da noite para o dia, mas só deu certo porque, nos 17 anos anteriores, eu levei a sério minha vida e educação. Sua história de sucesso da noite para o dia sempre é resultado de tudo o que você fez em sua vida até aquele momento.


Dois: acredite que alguém tem a resposta para você. As pessoas sempre querem ajudar, né? Todo mundo: sua família, seus amigos, seus sócios, todos eles têm opiniões sobre o caminho que você deve seguir: "E deixa eu dizer, vá por esse caminho." Mas uma vez que você está dentro, tem outros caminhos que você também tem que escolher. E você mesmo tem que tomar essas decisões. Ninguém tem a resposta perfeita para a sua vida. E você tem que continuar tomando as decisões, certo? Os caminhos são infinitos e você vai continuar batendo a cabeça, e faz parte do processo.
Três, essa é bem sutil, mas bem importante: decida se acomodar quando o crescimento estiver garantido. Quando sua vida está ótima, você reuniu uma ótima equipe, e sua receita não para de crescer, e tudo está resolvido... Hora de se acomodar. Quando lancei meu primeiro livro, trabalhei duro para distribuí-lo em todo o Brasil. Com isso, mais de 3 milhões de pessoas o baixaram, mais de 50 mil pessoas compraram cópias físicas. Quando eu escrevi uma sequência, um certo impacto era garantido. Mesmo se eu fizesse pouco, as vendas seriam boas. Mas bom nunca é bom. Quando você está crescendo em direção a um topo, você tem que trabalhar mais duro ainda e encontrar um outro topo. Talvez se eu fizesse pouco, algumas centenas de milhares de pessoas leriam, e isso já é ótimo. Mas se eu trabalhar mais duro do que nunca, eu posso levar esse número para os milhões. Assim eu decidi, com meu novo livro, passar por cada estado brasileiro. E eu já consigo ver um novo topo. Não há tempo para se acomodar.
Quarta dica, e essa é bem importante: acredite que a culpa é de outra pessoa. Eu sempre vejo as pessoas dizendo: "Pois é, eu tive essa ótima ideia, mas ninguém teve a visão para investir." "Oh, eu criei esse grande produto, mas o mercado está tão ruim que as vendas não foram bem." Ou: "Não consigo encontrar talentos; minha equipe deixa muito a desejar". Se você tem sonhos, é sua responsabilidade fazê-los acontecer. Sim, pode ser difícil encontrar talentos. Sim, o mercado pode estar ruim. Mas se ninguém investiu na sua ideia, se ninguém comprou seu produto, com certeza, alguma coisa nisso tudo é culpa sua. (Risos) Com certeza. Você precisa pegar seus sonhos e fazê-los acontecer. E ninguém alcança seus objetivos sozinho. Mas se você não os fez acontecer, é sua culpa e de mais ninguém. Seja responsável por seus sonhos.

Bel Pesce dá aula na Escola FazINOVA
Bel Pesce dá aula na Escola FazINOVA

E a última dica, e essa também é muito importante: acredite que a única coisa que importa são os sonhos em si. Uma vez eu vi uma propaganda, e havia vários amigos, eles estavam subindo uma montanha, era uma montanha bem alta, e era muito trabalho. Dava para ver que estavam suando e que era difícil. E estavam subindo, e finalmente chegaram ao topo. Claro, eles decidiram comemorar, né? Vou comemorar: "Eba! Nós conseguimos, estamos no topo!" Dois segundos depois, eles se olham entre si e dizem: "Certo, vamos descer." (Risos)
A vida nunca significa somente os objetivos a serem atingidos em si mesmos. A vida é a jornada. Sim, você deveria aproveitar os objetivos, mas as pessoas acham que têm sonhos, e no momento que conseguirem alcançar esses sonhos, estarão num lugar mágico onde a felicidade estará em toda a volta. Mas alcançar um sonho é uma sensação temporária, e sua vida não é. A única maneira de alcançar todos os seus sonhos é aproveitar totalmente cada passo da jornada. É o melhor caminho.
E é simples: sua jornada é feita de passos. Alguns passos serão exatos. Às vezes você vai tropeçar. Se for exato, comemore, porque algumas pessoas esperam muito para comemorar. E se você tropeçar, transforme isso num aprendizado. Se cada passo se tornar um aprendizado ou uma comemoração, tenho certeza de que você vai aproveitar a jornada.
Pois bem, cinco dicas: acredite no sucesso da noite para o dia; acredite que alguém tem as respostas para você; acredite que, com crescimento garantido, você deve se acomodar; acredite que a culpa é de outra pessoa; e acredite que somente os objetivos em si são importantes. Confiem em mim: se fizerem isso, vão destruir seus sonhos.
copiado  http://www.brasil247.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...